Sua versão do Adobe Flash Player deve ser atualizada
 Página inicial   Prospecção em CT&I | Página anterior
Conceituação

Conceituação
   1. Princípios Básicos
   2. Definições Clássicas
   3. Métodos e Técnicas
   4. Leitura recomendada
   5. Glossário
   6. Referências

Pensar, debater e modelar o futuro são atividades tão antigas quanto a própria existência do homem. Para se desenhar o futuro é preciso ir além daquilo que é conhecido, permitir a entrada de novas idéias e posicionamentos, compartilhar questões inquietantes e provocativas e, ainda, encontrar linguagem e crença comuns para se estabelecer um padrão mental que permita construir o caminho da mudança.

Uma grande variedade de métodos e técnicas de prospecção - especialmente aquelas conhecidas como forecasting - foram desenvolvidas a partir da década de 1950, objetivando formalizar procedimentos para estudos sistemáticos das tendências e fatos futuros. Ao longo do tempo, porém, tais técnicas se mostraram insuficientes tendo em vista sua incapacidade de prever eventos absolutamente centrais para a dinâmica das sociedades contemporâneas: as chamadas inovações radicais e seus inúmeros desdobramentos e impactos capazes de transformar as trajetórias tecnológicas e a própria sociedade.

A prospecção ganha força a partir da segunda metade da década de 80, face às profundas mudanças de caráter político, econômico e tecnológico ocorridas no cenário mundial. A partir daí, os exercícios de prospecção se identificam com a tendência mundial de tratar os desafios colocados ao desenvolvimento e à tecnologia a partir de abordagens participativas, incluindo o estudo do macro-ambiente, avaliação de impactos, promoção e articulação dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação, tendo como idéia central que “o futuro se constrói a partir do presente”.

Esta abordagem, conhecida como foresight, busca conjugar esforços entre ações objetivamente bem definidas e processos que envolvem aspectos de comunicação, articulação e promoção de permanente estado de vigília e de busca de novas oportunidades.

De modo geral, os métodos e técnicas de prospecção amadureceram de forma isolada, com pouca troca de experiências e de informação sobre o tema. Atualmente, coexistem muitas formas de fazer prospecção e emerge um novo conceito Technology Future Analysis - TFA que busca a integração entre as diferentes abordagens, reconhecendo a sua complementaridade. Entretanto, novos métodos e técnicas devem ser explorados para aproveitar os recursos hoje existentes e os conceitos de sistemas dinâmicos e de complexidade. Espera-se que estes possam contribuir para aumentar a eficiência e eficácia do uso da prospecção para uma variedade de usuários potenciais, que vão dos formuladores de políticas públicas aos empresários.

As ações modelam o futuro - os valores o norteiam!

É preciso ampliar o entendimento de que a tecnologia e as mudanças tecnológicas são indutoras e resultantes de interações complexas no contexto do bem estar social, econômico e político. Antecipar e entender o percurso das mudanças tecnológicas é um desafio para os gestores de organizações públicas e privadas.

Quando se fala em exercícios de prospecção de caráter nacional, através dos quais se identificam áreas prioritárias para a nação, estes exercícios devem ser acompanhados de avaliações dos impactos da tecnologias, em relação à saúde, meio ambiente, ética e questões sociais.

Tais estudos não devem ser pontuais, e necessitam estabelecer as bases para um desenvolvimento contínuo da atividade e do monitoramento sistemático de fatores ou tecnologias considerados críticos para se alcançar o futuro desejado, implementando observatórios, sistemas de inteligência competitiva, de monitoramento ambiental ou vigilância tecnológica que os acompanhem de forma permanente.

A atividade de prospecção deve estar estreitamente vinculada ao planejamento / gestão estratégica da organização. Este constitui o ponto crucial, pois a prospecção 'per si' é inócua se não incorporada ao processo decisório, se não se traduz em planos, programas e projetos, ou seja, em ações concretas em direção ao objetivo desejado.

A constatação de que a atividade de prospecção é um campo de desenvolvimento relativamente recente e de que as metodologias, métodos, técnicas e ferramentas associados vêm passando por um processo de renovação e adaptação às novas necessidades e potencialidades, alerta para a importância de que se desenvolvam estudos e pesquisas sobre esses temas.

Categorias Eventos Especialistas
 Busca em prospecção