Sua versão do Adobe Flash Player deve ser atualizada
 Página inicial   Prospecção em CT&I | Página anterior
4. Leitura recomendada

Conceituação
   1. Princípios Básicos
   2. Definições Clássicas
   3. Métodos e Técnicas
   4. Leitura recomendada
   5. Glossário
   6. Referências

Technology futures analysis: toward integration of the field and new methods.
PORTER, A. et al. Technological Forecasting & Social Change, v. 71, n. 3, p. 287-303, mar. 2004.

Muitas formas de analisar o futuro das tecnologias e suas conseqüências co-existem, como por exemplo, technology intelligence, forecasting, roadmapping, assessment, e foresight. Estas abordagens amadureceram isoladamente, com pouco intercâmbio de informações sobre seus métodos e processos. Entretanto, existe um amplo conjunto de técnicas e métodos que são, de fato, compartilhados por todas estas abordagens, justificando assim sua organização em um mesmo campo denominado technology futures analysis (TFA).
http://www.sciencedirect.com/science/journal/00401625


Handbook of Knowledge Society Foresight
MILES, Ian; KEENAN, Michael; KAIVO-OJA, Jari. Dublin, IR: EUROFOUND, 2002. 232 p.

Este manual aponta métodos, técnicas e abordagens para prospecção destacando a importância do foresight como um instrumento de apoio à formulação de políticas públicas. Ressalta que foresight compreende um amplo espectro de métodos e abordagens unidas por princípios comuns. Discute a importância de conexão entre as idéias de foresight e a sociedade do conhecimento, seus aspectos conceituais, princípios e objetivos. Destaca que é vital a compreensão de que estes métodos não são somente técnicas de estudos do futuro e que, de fato, foresight compreende um amplo espectro de abordagens utilizadas em planejamento estratégico, em gestão de tecnologias, da inovação e do conhecimento, e em aprendizagem organizacional. Foresight é sobre modelar o futuro, não sobre predizer o futuro.
http://les.man.ac.uk/PREST/euforia/documents/EFL_Handbook_April_2003.pdf


Shaping the next one hundred years: new methods for quantitative, long-term policy analysis.
LEMPERT, Robert J.; POPPER, Steven W.; BANKES, Steven C. Santa Monica, CA: Rand Publications, 2003. 187 p.

A necessidade de se considerar os efeitos de longo prazo das decisões requer o estabelecimento de novos métodos analíticos - viabilizados pelos modernos computadores - capazes de transformar nossa habilidade de raciocinar e racionalizar sobre o futuro. Os autores apresentam uma abordagem quantitativa denominada long term policy analysis - LPTA para analisar o futuro de longo prazo como método robusto para permitir que os tomadores de decisão possam examinar uma escala vasta de futuros e de projetar estratégias adaptáveis e robustas que sobrevivam através destes futuros. Usando o desenvolvimento sustentável como exemplo os autores discutem como estes métodos podem ser aplicados a LPTA em um largo espectro de tomada de decisão sob circunstâncias de profunda incerteza.
http://www.rand.org/publications/MR/MR1626/

Categorias Eventos Especialistas
 Busca em prospecção