Notícias

Voltar

Aberta a Avenida da Ciência na 74ª SBPC

SBPC

Aberta a Avenida da Ciência na 74ª SBPC

  Ascom CGEE
    
 

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o diretor do CGEE, Ary Mergulhão, em visita ao stand do CGEE na Avenida da Ciência.

Foi aberta hoje (25), às 8h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB), a Avenida da Ciência, uma exposição no âmbito da ExpoT&C, que faz parte da programação da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da iniciativa com um stand interativo. Além disso, a instituição marca presença no encontro científico com outras três atividades: mesa redonda sobre os dados mais recentes do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI); mesa de lançamento da revista Parcerias Estratégicas; e palestra sobre o tema "Transformação digital no Brasil". 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, inaugurou a mostra e visitou os stands. “É um momento de divulgação. Sobre mostrar a força das mulheres e das pessoas que fazem ciência no Brasil”, afirmou. A pedido do ministro, a faixa inaugural foi puxada junto de um cachorro-robô desenvolvido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O stand do CGEE na Avenida conta com apresentações sobre o Observatório de Bioeconomia (OBio), o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi) e o Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE). De segunda a sábado, os técnicos dos projetos estarão na exposição para dar explicações e o público poderá interagir com os dados produzidos, por meio de um totem com telas touch screen.

O diretor do CGEE, Ary Mergulhão, recebeu o ministro no stand da instituição. “Ele está interessado na regionalização dos dados pela ótica do Octi. Ele deseja ter um entendimento sobre o desenvolvimento científico e tecnológico no padrão nacional e, agora, sob uma ótica regional”, disse. 

Saiba mais sobre as iniciativas que serão apresentadas:

OBio - A missão do Observatório de Bioeconomia é apoiar o desenvolvimento da bioeconomia brasileira, provendo inteligência estratégica para subsidiar a tomada de decisão em políticas públicas, acadêmicas e empresariais, e criando um espaço integrado, estruturado e interativo, para orquestrar a criação, a análise e o compartilhamento do conhecimento sobre bioeconomia.

Octi - O Octi tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente de CT&I no contexto brasileiro e mundial, identificando desafios e oportunidades para subsidiar tomadas de decisão governamentais na formulação e avaliação de políticas e programas nessas áreas. O observatório desenvolve um trabalho minucioso e com técnicas de pesquisa sofisticadas e atuais, buscando saber como está a ciência brasileira e para onde vai. 

OTE - O Observatório de Tecnologias Espaciais tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à área espacial e fornecer soluções tecnológicas pragmáticas para o setor espacial brasileiro.