Notícias

Voltar

Aberta a consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

E-Digital

Aberta a consulta pública para atualização da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) abriu a consulta pública para a atualização da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital), lançada em 2018 via decreto nº 9.319. A ação visa ampliar o contato do ministério com a sociedade, de  modo a garantir a maior participação social nesse processo, destacando principalmente a definição de ações estratégicas prioritárias. 
 
A pandemia de Covid-19 contribuiu fortemente para a aceleração da transformação digital, com impactos sobre a realidade do país. O mundo do trabalho sofreu alterações, com a adoção do home office para isolar a população, aumentando a adoção pelos serviços de internet e armazenamento de dados por toda a sociedade. Outro fator foi o aprofundamento da crise de escassez de mão-de-obra qualificada digitalmente para fazer frente às novas necessidades.  
 
A atualização tem como base a estrutura original da Estratégia Brasileira para Transformação Digital, formada por eixos habilitadores e de transformação digital, que são transversais e igualmente importantes. Para atingir os objetivos definidos em cada um, a E-digital prevê um conjunto de ações, de caráter contínuo ou com prazo determinado de execução, cujos resultados parciais podem ser encontrados no diagnóstico da E-digital.
 
A consulta ficará disponível para participação até o dia 14 de fevereiro de 2022. Para participar, clique aqui