Notícias

Voltar

Aliança Bioconexão Urbana: CGEE se une à instituições para promover soluções sustentáveis no Brasil

Inovação

Aliança Bioconexão Urbana: CGEE se une à instituições para promover soluções sustentáveis no Brasil

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a Fundação Grupo Boticário, se uniram na iniciativa Aliança Bioconexão Urbana com o objetivo de promover soluções sustentáveis para o país. A iniciativa foi apresentada em um webinar, que aconteceu nesta quarta-feira (12) e reuniu especialistas em sustentabilidade para debater sobre Soluções baseadas na Natureza (SbN). O intuito do debate foi fortalecer a importância das áreas verdes urbanas e tornar as cidades mais resilientes. 

Além do CGEE e da Fundação Boticário, participam da iniciativa: a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), o WRI Brasil, o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e a The Nature Conservancy Brasil (TNC). “A Aliança Bioconexão Urbana vem pra somar os esforços de todas as instituições parceiras que estão trilhando esse caminho e entendem a importância das Soluções baseadas na Natureza, já desenvolvendo ações para não só fortalecer esse tema, mas também popularizar o conceito”, destacou a diretora do CGEE, Regina Silverio. 

A Aliança pretende disseminar o conceito de Soluções baseadas na Natureza para que a população entenda e valorize as áreas verdes urbanas e metropolitanas, além de contribuir para que o poder público e o setor privado estejam comprometidos com os investimentos necessários nesse tipo de estratégia. A iniciativa pretende demonstrar que a natureza deve ser considerada como solução desde a integração a políticas setoriais já existentes até a formulação de políticas públicas específicas para estímulo às SbN.

O conceito surgiu em um momento necessário para enfrentar os desafios urbanos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “A natureza é fundamental para as cidades do agora e ela passa a ser cada vez mais estratégica também para enfrentar os desafios dos cenários futuros”, esclareceu a gerente de governos locais pela sustentabilidade do ICLEI (sigla em inglês para Governos Locais pela Sustentabilidade), Sophia Picarelli. 

Durante o lançamento da Aliança, foi apresentado o plano de ação para consolidar os compromissos entre as organizações envolvidas. O documento visa identificar os trabalhos em andamento, estabelecer metas conjuntas e definir as principais entregas para a sociedade. Uma ação já definida entre o CGEE e a Fundação Grupo Boticário é a promoção de um Seminário Internacional sobre SbN, que acontecerá no âmbito do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics)

O webinar está disponível na íntegra no canal do YouTube do CGEE. Clique aqui para conferir!