Notícias

Voltar

Bioeconomia: conheça o conceito de economia verde para o desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade

Bioeconomia: conheça o conceito de economia verde para o desenvolvimento sustentável

Com a missão de promover um futuro mais sustentável, a bioeconomia é uma nova trajetória econômica que tem o potencial de reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa e de criar um mercado bioeconômico global que respeite o meio ambiente. O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) trabalha a temática por meio do projeto Observatório de Bioeconomia (OBio), que tem como missão apoiar o desenvolvimento da bioeconomia brasileira, provendo inteligência estratégica para subsidiar a tomada de decisão em políticas públicas e em questões acadêmicas e empresariais. 
 
O Observatório de Bioeconomia cria um espaço integrado, estruturado e interativo para orquestrar a criação, a análise e o compartilhamento do conhecimento sobre bioeconomia. Neste ano, o projeto lançará o 2º boletim temático da bioeconomia, em um evento online que contará com palestras e discussões sobre o assunto na perspectiva brasileira. A equipe do OBio tem se debruçado na produção do 3º boletim, além do desenvolvimento de uma aplicação web e módulos do observatório. 
 
A assessora técnica do CGEE, Daniella Fartes, explica que dada a importância da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável e a competitividade nacional, é fundamental e estratégica a atuação de um observatório que possa auxiliar o desenvolvimento da bioeconomia, por meio da inovação. “O OBio integra dados e informações das diversas iniciativas, projetos, programas, produções científicas, pesquisadores, consumidores, progressão dos mercados bioeconômicos nacionais e globais, em um único espaço dinâmico e interativo, proporcionando ao SNCTI, aos agentes governamentais, à academia, ao setor empresarial e à sociedade civil organizada uma visão sistêmica e a compreensão de uma abordagem integrada da bioeconomia”, afirma.  
 
A iniciativa será capaz de prover aos agentes de governo, da academia, do setor empresarial e da sociedade civil organizada informações estruturadas e relevantes quanto ao estado presente e às tendências futuras da bioeconomia. “ Ao considerar a importância da bioeconomia para o país, é fundamental e estratégica a construção de um observatório que auxilie na gestão do conhecimento no tema, integrando informações em um único espaço dinâmico e interativo”, destaca a assessora técnica do CGEE, Emilly Caroline.
 
 
O que é bioeconomia? 
 
A bioeconomia é o conjunto de atividades econômicas baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis, de maneira sustentável. A prática é uma alternativa inovadora para a substituição de produtos de origem fóssil, mas a bioeconomia vai além: utiliza os recursos biológicos para novos e melhores produtos. O líder do projeto OBio, Marcelo Poppe, lembra  que a iniciativa está presente em praticamente todas as atividades da economia brasileira, como a agropecuária e a produção de combustíveis.
 
O etanol “de primeira geração”, produzido a partir do caldo da cana-de-açúcar, o “de segunda geração”, feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar, e o biodiesel, oriundo de diversas matérias-primas, como óleos vegetais e sebo animal, são exemplos de produtos da bioeconomia. Além deles, a prática ganha espaço na indústria de fármacos, de cosméticos, na produção dos plásticos verdes (bioplásticos) e de proteínas alternativas, como carnes vegetais. 
 
O líder destaca que o Brasil possui um grande potencial nessas atividades. “Dispomos de muita biomassa, por vários fatores como clima, extensão territorial e agronegócio intenso; e temos a maior biodiversidade do mundo, que contém, além de plantas e animais, um conjunto muito variado de microrganismos que podem ser elementos-chave para processos de transformação de biomassa em produtos de interesse por meio da biotecnologia”, afirma.