Notícias

Voltar

BNDES e Finep recebem apresentação sobre o projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

Energia

BNDES e Finep recebem apresentação sobre o projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estão organizando palestras sobre o projeto Prospecção Tecnológica no Setor de Energia Elétrica, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A assessora técnica do Centro e coordenadora do projeto, Ceres Cavalcanti, conduzirá as apresentações.  Hoje (16), o debate será realizado na Finep. 

O estudo, que apontou 2,7 mil linhas de pesquisa e desenvolvimento(P&D), identificando, entre elas, as que devem ser priorizadas visando a atender a demanda nacional por energia até 2050, foi demandado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A proposta foi a de otimizar o direcionamento dos recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Agência.

Ontem (15), no BNDES, Cavalcanti divulgou a plataforma gerada a partir do estudo, além de seus resultados. O objetivo foi contribuir para que os integrantes internalizem e identifiquem áreas estratégicas no setor de energia para o futuro. Na apresentação de hoje (16), na Finep, a coordenadora foi convidada para uma capacitação voltada às áreas técnicas, de acordo com a sua experiência com a divulgação do projeto.

O projeto

"Prospecção tecnológica no setor elétrico" foi um projeto que se dividiu em etapas. Em um primeiro momento, veio o diagnóstico, levantando informações sobre a situação da P&D nacional no setor. Em seguida, se iniciou a construção de futuro, contando com a seleção e construção de trajetórias (roadmaps). Por último, veio a etapa de posicionamento, em que foram elaborados um roteiro estratégico e uma proposta de agenda de ações de CT&I. 

O projeto foi demandado pela Aneel e empresas do Setor Elétrico Brasileiro (SEB), como a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a Usina Hidrelétrica Barra Grande (Baesa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). O objetivo do projeto é construir propostas de ações de CT&I para o direcionamento dos recursos do Programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) regulado pela Aneel.  

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.