Notícias

Voltar

Café com Design, promovido pelo CGEE, debate reinvenções necessárias ao pós-pandemia

Café com Design

Café com Design, promovido pelo CGEE, debate reinvenções necessárias ao pós-pandemia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, na manhã de sexta-feira (19), a terceira edição do Café com Design. O evento, que tem como objetivo aliar design à inovação, reuniu mais de 70 pessoas por meio da plataforma Google Meet. Os convidados foram os sócios da Grande Circular, Francisco Bronze e Victor Papaleo, que contaram sobre a história da empresa de design, o processo criativo e os desafios enfrentados durante o distanciamento social. 

 

Os sócios são formados em desenho industrial pela Universidade de Brasília (UnB). Eles contam que a ideia de criar a Grande Circular surgiu com a necessidade de colocar em prática o que aprenderam na faculdade, juntando com seus ideais e motivações. A empresa surgiu com uma necessidade de unir design ao tema sustentabilidade. 

 

Atualmente, o escritório conta com oito profissionais, que estão trabalhando de forma remota durante a quarentena. Nesse período, as plataformas online fazem parte do cotidiano: uma é usada para as conversas em equipe, outra é usada para simular uma parede com vários post-its, colaborando com a criação dos projetos, e mais uma para gerenciá-los e designar tarefas. 

 

As etapas do processo criativo também tiveram que ser adaptadas. Para Francisco e Victor, a interação entre a empresa e o cliente é essencial na etapa inicial da criação de projetos. “A cocriação é muito importante. Ninguém vai entender o projeto melhor do que o cliente. Ele faz parte do processo porque cria com a gente”, afirma Victor.  Antes da pandemia, isso acontecia no escritório da empresa, quando os designers e clientes se reuniam para tomar um café e conversar sobre os projetos. O desafio, agora, é manter essa interação durante o período de trabalho virtual. 

 

As reinvenções necessárias e o papel do design no contexto pós-pandemia também foi um assunto debatido no encontro virtual.  “A Grande Circular nos mostra que estamos renovando a cada dia. E é esse o papel do design, repensar e redesenhar os ambientes em que vamos viver”,  destaca o assessor técnico do CGEE e professor de Design do Centro Universitário IESB, Marco Lobo. 


Para saber como foi o debate, acesse este link.