Notícias

Voltar

Câmara lança livro sobre instituições de ensino superior e desenvolvimento regional

Lançamento

Câmara lança livro sobre instituições de ensino superior e desenvolvimento regional

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lançou, na terça-feira (10), a publicação "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios". O evento foi realizado no Salão Nobre da Câmara e contou com a participação do presidente e do diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), respectivamente, Marcio de Miranda Santos e Antonio Carlos Galvão, além do relator do livro, o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone. Um dos artigos da obra é assinado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

O estudo propõe uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o país, tendo as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 30 entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

O objetivo do projeto é criar Centros de Desenvolvimento Regional (CDR) nas universidades, buscando identificar o potencial de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade. A proposta foi adotada pelo MEC, que pretende transformá-la em política pública. Já foram implantados três projetos-pilotos: no Sudoeste Paulista; na região da Campanha, no Rio Grande do Sul; e em Campina Grande, na Paraíba.

No lançamento, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) ressaltou a importância do poder executivo estar comprometido com a área de pesquisa no Brasil, pois uma das propostas é que o projeto se torne uma política nacional. “A gente pensa em fortalecer essa visão da universidade empreendedora, que realiza, transforma o conhecimento em riqueza e oportunidades e está comprometida com o desenvolvimento econômico e social. Muitas universidades já fazem isso, mas não há, ainda, uma política bem estruturada para dar o apoio, a valorização necessária para que isso aconteça”, ponderou Lippi.

O secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, atentou para o fato de que quase 70% dos municípios no território brasileiro não estão sendo alcançados por nenhuma atividade de ensino superior e que isso pode ser melhorado, justamente, por meio da constituição de uma rede, cujo mote seja o território.

Barone afirmou, ainda, que, no Brasil, dificilmente há alinhamento de esforços nos programas de diversas áreas em torno de objetivos convergentes, mas, nesse projeto, foi encontrada essa característica. “Nós mobilizamos diferentes atores sob a égide de uma mesma meta: utilizar todo o potencial que nós temos no território, das lideranças políticas, da sociedade, da economia, nas empresas e também nas instituições de educação superior de ciência e tecnologia, tudo isso para encaminhar soluções direcionadas ao desenvolvimento regional”, explicou.

Além disso, o secretário reforçou a importância do papel do Cedes e do CGEE nesse processo. “São dois ambientes que pensam o Brasil, fazem reflexão, análise aprofundada e se utilizam das ferramentas do planejamento para ajudar o país a enfrentar os seus desafios, aproveitar as oportunidades e encontrar as suas vantagens comparativas com outros ambientes, o que nos ajudará a encontrar os caminhos do desenvolvimento, tanto em aspecto nacional quanto internacional”, declarou.

O diretor do CGEE, Antônio Galvão, ressaltou que, pela primeira vez, um programa nacional busca habilitar qualquer espaço territorial do país para a construção de um projeto de desenvolvimento regional. “Escolhemos fazer isso num universo bem delimitado, que é o de universidades e instituições de ciência e tecnologia. Fazemos contribuições desse aparato ao desenvolvimento regional e, a partir dele, acreditamos poder construir respostas mais consistentes, numa programação capaz de propiciar transformações substantivas na trajetória do desenvolvimento dessas regiões”, afirmou Galvão.

O presidente do CGEE, Marcio de Miranda Santos, reforçou a importância do trabalho colaborativo no projeto, o que permitiu colocar a inteligência a serviço do desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

No dia 18 de abril, a Câmara realiza, no auditório Nereu Ramos, o Seminário Internacional Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: Parcerias, Iniciativas e Perspectivas. A programação prevê discussões sobre o tema que foi abordado no livro e inclui, novamente, a participação, nas mesas de debates, do presidente e do diretor do CGEE, Marcio Miranda e Antônio Galvão, do deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) e do secretário Paulo Barone, entre outros convidados, como parlamentares e autoridades do setor.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.