Notícias

Voltar

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos comemora 21 anos

Institucional

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos comemora 21 anos

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) é uma organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que oferece subsídios a tomadores de decisão e atores governamentais, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e da educação no país. E, neste mês, a instituição celebra 21 anos de contribuições ao desenvolvimento nacional.

A organização é conduzida por cinco linhas de ação: estudos, análises e avaliações; articulação; apoio técnico à gestão estratégica do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI); disseminação da informação em CT&I; e desenvolvimento nacional. E, dessa forma, realiza estudos em temas estratégicos e prospectivos, destacando-se nos campos de avaliação e gestão estratégica ao prestar serviços de inteligência ao SNCTI e à sociedade.

Alguns destaques deste ano são os observatórios do CGEE, que têm como objetivo acompanhar e antecipar o desenvolvimento de temas estratégicos. O Centro conta com os seguintes projetos: Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi); Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), realizado no âmbito do projeto CITinova, do MCTI; Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE); e Observatório de Bioeconomia (OBio).

Dentre as diversas contribuições do CGEE ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação neste ano, foram lançados ainda o segundo Boletim Anual do Octi; o primeiro Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza, desenvolvido pelo Oics; e o Boletim temático da Bioeconomia, pelo OBio. 

Além disso, a instituição vem desenvolvendo projetos como o Mapa de Informações Estratégicas para o Programa de Computadores para Inclusão; o Apoio Técnico à Formulação de Políticas e Programas em Todos os Níveis Educacionais - Expansão da Educação à Distância em Instituições de Ensino Superior Públicas; Apoio Técnico às Comissões Temáticas do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT); Subsídios para a Modelagem de um Núcleo de Inteligência Estratégica Agropecuária; dentre outros.