Notícias

Voltar

CGEE apoia a criação de Centro de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável América Latina-África

Desenvolvimento sustentável

CGEE apoia a criação de Centro de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável América Latina-África

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença nas discussões da reunião internacional “Clima, desenvolvimento sustentável e recursos naturais”, que aconteceu de 11 a 13 de maio, em Agadir, no Marrocos. A instituição, coorganizadora do evento, defendeu a implementação do Centro de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável América Latina-África, na cidade sede do encontro. A proposta de criação deverá ser apresentada formalmente durante a Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 22), em novembro, também em Agadir. A Ibn Zohr University (Marrocos) e o Institute of Research for Development (IRD- França) também foram coorganizadores da reunião. 

O diretor do CGEE, Antonio Carlos Filgueira Galvão, destacou o sucesso da reunião. Na ocasião, a organização brasileira propôs colaborar na estruturação do Centro a ser criado em Agadir e com os demais parceiros dessa iniciativa, representados por países africanos, latino-americanos e europeus. O CGEE deverá desenvolver um projeto específico para a montagem de uma base de dados de competências no campo técnico-científico, além de compartilhar suas ferramentas de políticas de CT&I com os parceiros.

Galvão ressalta ainda que, a partir da reunião, o Programa de C&T para o Desenvolvimento Sustentável das Terras Secas da América Latina e Caribe (Iniciativa Áridas LAC) ganhou nova perspectiva. Durante o evento, foram feitos promissores contatos com novos parceiros mexicanos, representados pela Universidad Tecnológica de San Luís Potosí, e peruanos, membros do Consejo Nacional de Ciencia, Tecnologia e Innovacion Tecnológica (Concytec).

“Ambos estão na fase de organização de centros de pesquisa no campo das terras secas, a exemplo do que já é realidade para um outro parceiro, o Instituto Argentino de Investigaciones de Zonas Aridas (Iadiza/Conicet)”, afirma Galvão.

Durante a programação, o CGEE também foi representado pelos assessores técnicos Antonio Magalhães e Betina Ferraz. O Centro e o embaixador do Brasil no Marrocos, José Humberto de Brito Cruz, tiveram participação destacada, em especial na mesa de diálogo que debateu as conclusões e desdobramentos do encontro.

O Brasil ainda foi representado pelos pesquisadores Pedro Leite Dias e Tércio Ambrizi, da Universidade de São Paulo (USP); Ana Luíza Albuquerque, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Eduardo Martins, da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme-CE). Eles expuseram os projetos científicos que têm conduzido referentes ao tema do encontro. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.