Notícias

Voltar

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento do Circuito Urbano da ONU

Oics

CGEE apresenta Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis em evento do Circuito Urbano da ONU

Compondo a agenda do Circuito Urbano 2019 da Organizações das Nações Unidas (ONU), o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB) realiza, em sua sede, nos dias 14 e 15 de outubro, o painel “Inovação em segurança alimentar urbana à luz do ODS 11 da Agenda 2030”. 

Na programação, o Projeto CITinova, desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi um dos temas apresentados. O objetivo da iniciativa é promover a sustentabilidade nas cidades brasileiras, por meio do planejamento urbano integrado. Também o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics), realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), foi pauta do encontro.

O Oics é elaborado no âmbito do CITinova e consiste em uma plataforma virtual que busca mapear e divulgar soluções urbanas, contextualizadas ao território brasileiro. Além disso, tem a missão de fomentar políticas públicas no campo da sustentabilidade. O portal está disponível para acesso neste link

O coordenador do Oics pelo CGEE, Marco Lobo, apresentou o observatório no evento. Ele destacou a iniciativa como um acelerador para que gestores públicos e a sociedade em geral reconheça a importância das soluções apontadas. “A plataforma virtual, que está sendo construída, tem como foco maior monitorar, organizar e exibir soluções inovadoras”, afirmou. 

No evento, a coordenadora do Projeto CITinova pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF), Nazaré Soares, e a coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria, Maria Cristina Marodin, explicaram as boas práticas do CITinova. O coordenador do Programa de Tecnologia para Cidades Sustentáveis do MCTIC, Guilherme Wiedman, também participou do encontro. 

O CITinova é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e tem como agência implementadora a ONU Meio Ambiente. Além do CGEE, são parceiros coexecutores a Sema/DF, o Programa Cidades Sustentáveis, o Porto Digital e a Agência Recife de Inovação (Aries).

Circuito Urbano 2019 

O escritório do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, realizado sempre no mês de outubro. A proposta visa a apoiar eventos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU na Agenda 2030. O 11º ODS, que abrange a questão de cidades e comunidades sustentáveis, é o foco principal do programa. O circuito se encerra com o Dia Mundial das Cidades, comemorado no último dia do mês.

Participaram da organização do evento “Inovação em segurança alimentar urbana à luz do ODS 11 da Agenda 2030”, ao lado do CDS/UnB e do Circuito Urbano da ONU, o Núcleo de Agroecologia da UnB e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).