Notícias

Voltar

CGEE apresenta projeto que propõe articulação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

agropecuária

CGEE apresenta projeto que propõe articulação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

 

Ampliar a capacidade de inovação do setor agropecuário para que o segmento possa enfrentar os seus desafios. Esse é o objetivo do estudo “Arranjos para o futuro da inovação agropecuária no Brasil”, desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A iniciativa foi debatida, no dia 28, durante audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. Na mesma semana, o texto foi apresentado em solenidade realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília (DF). 

O projeto sugere a integração dos diferentes atores desse sistema, com o objetivo de propiciar importantes elementos para o fortalecimento da competitividade do setor. Para que isso seja possível, o estudo aponta a necessidade da criação de mecanismos de compartilhamento de estruturas e competências, visando reduzir as redundâncias e aumentar a eficiência por meio da atuação conjunta, do alinhamento de propósitos e da sinergia entre os atores. 

“O estudo indicou a existência de um Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária desarticulado, que precisava de uma proposta por causa dos seus novos desafios”, afirmou o presidente em exercício do Centro, Marcio Miranda, durante a auidência pública. 

Na ocasião, a senadora Ana Amélia (PP-RS), destacou a qualidade do debate realizado em torno do projeto. Na sua opinião, foi a melhor discussão realizada pela comissão até o momento. Ela concordou com a importância de buscar uma maior sinergia no setor, proposta apresentada no relatório do Centro.

“Quando as instituições se unem, há uma capacidade de gerar resultados melhores. Aqui tivemos hoje um resumo de tudo o que precisamos realizar. Agradeço pela objetividade, pela concisão e pela precisão do que foi apresentado”, disse.

O senador Ivo Cassol (PP-SC) também elogiou o relatório do CGEE. Para ele, o texto a precisa ser aproveitado pela comissão, já que traz uma proposta de como funcionaria essa interação do setor. O senador ressaltou ainda a importância das várias sugestões debatidas durante a audiência pública.

“Penso que a contribuição que os senhores deram a essa comissão é inestimável porque vocês vieram com uma proposta e percebi que não é apenas uma questão de recursos, mas de planejamento, de agregar as instituições”, lembrou. 

Entre as sugestões, consta a implementação de um Observatório de Tecnologias para uso no desenvolvimento de produtos e processos para o setor. Além disso, o estudo propõe a criação de um Fórum para a Inovação da Agropecuária no Brasil. A instância, de caráter supragovernamental, deverá contar com a participação de ministérios, instituições de pesquisa, organizações estaduais de pesquisa agropecuária, agências reguladoras, instituições de pesquisa, universidades, entre outras.

Além disso, é proposta a criação de um fundo de incentivo à inovação agropecuária. De acordo com o documento, para o que país seja competitivo, é necessário que haja a isonomia de condições frente aos principais competidores internacionais, que investem mais que o Brasil na pesquisa agropecuária.

O projeto destaca que, para o sucesso do novo arranjo, é fundamental elevar o investimento público e integrar o segmento privado nessa proposta de investimento em pesquisa e inovação no setor.  

A íntegra do relatório está disponível neste link. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.