Notícias

Voltar

CGEE apresenta resultados da avaliação do Pibic ao Conselho Deliberativo do CNPq

Pibic

CGEE apresenta resultados da avaliação do Pibic ao Conselho Deliberativo do CNPq

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) foi convidado pelo Conselho Deliberativo do CNPq para apresentar, amanhã (21), em Brasília (DF), os resultados do estudo “A formação de novos quadros para CT&I: avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic)”.

A apresentação será realizada pela coordenadora do projeto, Sofia Daher, que destaca a importância de levar esses resultados aos integrantes do colegiado. De acordo com ela, o convite é muito importante porque dá conhecimento à comunidade ali representada sobre a iniciativa do CNPq de solicitar uma avaliação externa para o Pibic.

“Além disso, é uma oportunidade de divulgar a capacidade do CGEE em analisar programas e políticas de CT&I, trabalhando com bases de dados de grandes proporções e utilizando metodologias diversas, capazes de avaliar os impactos dessas ações”, destaca Daher.

Os resultados da avaliação foram lançados durante as comemorações do aniversário do CNPq. O estudo constatou que os alunos de graduação contemplados pelo Pibic, ao terem contato com a iniciação científica, sob a orientação de um pesquisador qualificado, ganham não apenas enriquecimento na experiência acadêmica, mas também uma melhor inserção profissional em qualquer área do conhecimento.

Outro destaque do estudo é que os egressos do Pibic tinham, no período avaliado, uma chance 2,2 vezes maior de completar o mestrado e 1,5 maior de concluir o doutorado, quando comparados aos alunos que não participaram do programa.

O resumo executivo do estudo está disponível neste link



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.