Notícias

Voltar

CGEE conclui mais um dia de participação na programação da Reunião Anual da SBPC

SBPC

CGEE conclui mais um dia de participação na programação da Reunião Anual da SBPC

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença nos debates de hoje (9), da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Contribuindo com a pauta de mais uma edição do encontro, diretores e assessores técnicos participaram das discussões que acontecem até o dia 13, na sede da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho da instituição, o público do evento também pôde conferir o stand da organização na Expotec, feira de ciência, tecnologia e inovação que integra a programação do evento. 

A primeira palestra do dia foi conduzida pelo diretor Anderson Gomes, durante a conferência "O prêmio Nobel em física de 2023". A agenda teve como apresentador o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do Centro Nacional de Pesquisa e Energia em Materiais (CNPEM), Rodrigo Barbosa Capaz. 

"Fiquei muito feliz depois da palestra quando dois estudantes do ensino médio vieram conversar comigo, dizendo que gostaram muito da apresentação. Isso foi muito estimulante. Falei um pouco de como participei como co-autor de dois dos quatro trabalhos seminais de uma das ganhadoras do Prêmio Nobel de Física de 2023, Anne L'Huillier, e falei sobre o tema de geração de pulsos hiper curtos com duração de atosegundos (1 as = 10-18s)", que foi o desenvolvimento realizado que levou à premiação dos três ganhadores do Nobel de 2023, incluindo a Anne L'Huillier", lembrou. 

O segundo debate ocorreu como parte da Expotec e abordou o tema "Indicadores de CT&I e Panorama da Produção Científica da Amazônia Legal". O tema foi abordado pelo assessor técnico, Matheus Figueiredo, representando o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação do CGEE. "Nós lançamos, durante a programação, um dos dashboards da plataforma, que é uma ferramenta de análise estratégica relacionado à CT&I, com foco na região. Com isso, foi possível realizar análises pontuais dos 9 estados que a compõem, em diversos temas, como competências humanas e projetos científicos", afirma.  

Por sua vez, a terceira agenda do CGEE na reunião foi uma sessão especial sobre o estudo "Mestres e doutores no Brasil". O debate teve como foco as abordagens de formação, emprego e mobilidade da iniciativa. A programação foi coordenada pelo diretor-presidente, Fernando Rizzo, e teve como palestrantes a líder do estudo, Sofia Daher; a assessora técnica, Mayra Juruá; e o consultor Mariano Macedo. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.