Notícias

Voltar

CGEE conhece práticas sustentáveis em cidades-verdes da Europa

Fórum

CGEE conhece práticas sustentáveis em cidades-verdes da Europa

Para explorar iniciativas que visem a sustentabilidade e resiliência no meio urbano, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) visitou cidades europeias que são exemplos no continente. As cidades contempladas, de 28 de maio a 11 de junho, foram Genk (Bélgica), Roterdam (Países Baixos), Estocolmo (Suécia), Liubliana (Eslovênia) e Vitoria-Gasteiz (Espanha).

Junto ao analista em Ciência e Tecnologia do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Guilherme Wiedman, o assessor técnico do CGEE Cristiano Cagnin deu continuidade à missão organizada pelo programa Re-Naturing Cities, da Comissão Europeia (CE), iniciada durante a Green Week, em Bruxelas.

As visitas técnicas proporcionaram uma melhor compreensão do contexto que permitiu a determinadas iniciativas prosperarem como soluções baseadas na natureza nas diferentes localidades. "O roteiro foi pensado para envolver a maior diversidade possível de realidades dentro dos países da Comunidade Europeia a partir de uma lista inicial de cidades ganhadoras da premiação European Green Capital", conta o assessor.

A estratégia possibilitou à equipe conhecer distintas abordagens diante da questão urbana por países como a Suécia ou Eslovênia, por exemplo, reflexo de contextos bastante diversos. Também permitiu a interação com grupos locais diretamente envolvidos nos processos de implementação das iniciativas que levaram às cidades visitadas a obtenção de reconhecimento como cidade sustentável e a identificação de áreas de interesse mútuo para futuras cooperações técnicas.

A experiência é subsídio para o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis, a ser desenvolvido pelo CGEE dentro do projeto GEF. "O observatório funciona como uma espécie de guarda-chuva para consolidar diversas iniciativas sendo levadas à cabo na Europa e no mundo", completa Cagnin. Também poderá catalisar colaborações entre Brasil e Europa em iniciativas sobre urbanização sustentável e soluções baseadas na natureza.

O desenho do observatório foi finalizado no último mês. Em julho, a agência implementadora do projeto, United Nations Environment Programme (UNEP/PUMA) trabalhará em refinamentos do projeto. No final de julho, o projeto Brasil será encaminhado para o Banco Mundial (BM), órgão financiador, para esclarecimentos até o fim do ano. O projeto será executado de janeiro de 2017 até o final de 2021.

Ao longo do projeto, o CGEE irá desenvolver o Observatório de Inovações para Cidades Sustentáveis, que além de identificar/antecipar soluções para os desafios específicos dos parceiros (GDF, Recife e Programa Cidades Sustentáveis da Nossa Rede São Paulo), também irá identificar o potencial de adaptação/replicação de tais soluções para outras tipologias de cidades brasileiras. As lições aprendidas no projeto Brasil serão sistematizadas e consolidadas pelo CGEE para servirem de gancho para a plataforma global a ser desenvolvida pelo Banco Mundial.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.