Notícias

Voltar

CGEE e Fórum do Futuro desenvolvem plataforma para o tema agricultura e alimento

Agricultura

CGEE e Fórum do Futuro desenvolvem plataforma para o tema agricultura e alimento

O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane, apresentou, ontem (13), ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o projeto “Apoio técnico à Plataforma de Comunicação – Agricultura e Alimento”. A iniciativa foi debatida durante reunião realizada na sede do Centro, em Brasília (DF).

A plataforma é um projeto estratégico, conduzido pelo CGEE e o Fórum do Futuro, que deverá estar disponível para o público no final do primeiro semestre de 2017. O objetivo é criar um espaço de referência da informação científica sobre a agricultura e o alimento, servindo de base para o diálogo entre a ciência e a sociedade, para que o cidadão comum tenha uma percepção correta sobre a real contribuição da agricultura para a qualidade de vida e o bem-estar social.

Laplane destacou que o desafio é mostrar, de maneira acessível, para a população em geral e, principalmente, para tomadores de decisão, a importância do sucesso que o Brasil tem atualmente em função da combinação da exploração dos recursos naturais com ciência. Por meio dessa fórmula, foi possível trazer para os brasileiros e para o mundo alimentos de qualidade e nutrição.

Ainda na opinião do presidente do CGEE, a ideia de que a exploração dos recursos naturais do Brasil necessariamente compromete o meio ambiente é totalmente falsa. De acordo com ele, há um outro lado da história que precisa ser objeto de reflexão.

“Precisamos informar como o País tem conseguido, por exemplo, produzir alimentos, de maneira sustentável e em grande escala, em benefício da população do Brasil e do mundo. O Brasil era uma nação que importava e hoje é um dos grandes exportadores de alimentos. Isso é resultado de conhecimento, da pesquisa científica com os recursos naturais que temos”, afirmou.

O presidente do Fórum do Futuro e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, lembrou do sucesso da agricultura tropical e que o País foi capaz de produzir a tecnologia para a área mais racional, que pode ser também o suporte da segurança alimentar do mundo.

“Vamos mostrar como o homem e a natureza interagiram e estão fazendo uso disso como a solução que o mundo precisa. O Brasil precisa conhecer bem os seus biomas. Quando criamos a Embrapa, não tínhamos capital humano para isso, mas hoje temos”, disse.

O projeto foi demandado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Durante a reunião de apresentação, o titular da pasta, Gilberto Kassab, ressaltou a importância da plataforma.

“O trabalho desenvolvido por vocês aqui tem total coerência com a história do Brasil. É um processo de valorização do nosso conhecimento e em reconhecimento da agricultura do País. O ministério dará todo o apoio necessário para a execução do projeto”, disse. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.