Notícias

Voltar

CGEE e Fundação Grupo Boticário promovem webinar sobre o desafio das águas

Parceria

CGEE e Fundação Grupo Boticário promovem webinar sobre o desafio das águas

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o webinar “Cidades resilientes: o desafio das águas”. O evento aconteceu na manhã de ontem (25), ao vivo pelo canal do YouTube do CGEE e contou com a presença de especialistas em sustentabilidade. Essa foi a primeira de uma série de atividades conjuntas entre as duas instituições, com o objetivo de acelerar a sustentabilidade nos municípios por meio do intercâmbio e subsídio de pesquisa.

Um Acordo de Cooperação Técnica entre o CGEE e a fundação foi formalizado durante o evento. A diretora do Centro, Regina Silverio, destacou a importância dessa parceria. “Nós respeitamos e admiramos muito esse trabalho que eles vêm desenvolvendo neste tema, que é um dos eixos que o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do CGEE trata. A gente sabe que temos muito o que aprender, então eu gostaria de agradecer por essa troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos, inclusive olhando para a questão da responsabilidade que as empresas, a sociedade civil e os indivíduos têm sobre o uso da água”, afirmou. 

A diretora ressaltou, ainda, que as instituições também estarão juntas na produção do 4º Seminário Internacional de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e irão produzir um Guia de SbN, focando nas potencialidades do território brasileiro. O diretor nacional do projeto CITinova, Antonio Marcos Mendonça, apontou que os enormes desafios que as cidades brasileiras estão enfrentando serão solucionados apenas com atuação colaborativa que busque a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar de cada ser humano.

O gerente de economia da biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, André Ferretti, também foi um dos palestrantes do evento. Ele explicou sobre o trabalho da empresa, que há 30 anos atua com o foco de proteger a biodiversidade brasileira. “A fundação desde o início vem apoiando iniciativas no território brasileiro. Durante esses anos, foram mais de 1.600 projetos apoiados em todo o Brasil e mais de 500 unidades de conservação foram beneficiadas”, disse. 

Destacando a importância das Soluções baseadas na Natureza, o evento contou com a participação da coordenadora do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marie Ikemoto. “Temos vivido um momento com desafios como sociedade. Eventos recentes demonstram que é muito importante para nossas cidades trabalhar o componente do aumento da segurança hídrica. As Soluções baseadas na Natureza podem ter benefícios econômicos importantes que contribuem para o enfrentamento desses desafios”, afirmou. 

Para concluir o evento, o coordenador do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do CGEE, Marco Lobo, explicou a atuação do projeto. O Oics é uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. "Temos uma visão de futuro, com o objetivo de auxiliar os gestores públicos  nesse processo de transformação das cidades", disse o coordenador. Assista o webinar clicando neste link.

CITinova - Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo MCTI, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.