Notícias

Voltar

MCTI e CGEE realizam 3º webinário nacional de endowments

Investimentos

MCTI e CGEE realizam 3º webinário nacional de endowments

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizaram, hoje (01), o webinar “A captação de recursos para endowments de CT&I”. A iniciativa faz parte de uma política pública governamental com o objetivo de consolidar os fundos patrimoniais no Brasil como uma fonte de financiamento privada para custear programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação.

Desde junho, as duas instituições promovem o curso “Criação e gestão de fundos patrimoniais (Endowments) de CT&I, na prática”. Para incentivar o debate com o público geral, ao final de cada módulo é realizado um evento aberto para o público geral. O evento de hoje finalizou o quarto e último módulo do curso, que abordou questões de captação de recursos para fundos patrimoniais.

Na abertura do evento, o secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do MCTI, Marcelo Meirelles, destacou que os webinários têm o objetivo principal de popularizar o termo "endowments", ainda pouco conhecido no Brasil. "É uma alternativa interessante e importante para o custeio de projetos de ciência, tecnologia e inovação", afirmou o secretário. 

O diretor institucional da Social Profit e advogado, Danilo Tissel, foi professor do último módulo do curso e moderador do evento. O webinar foi realizado no formato de mesa redonda e três especialistas debateram sobre os fundos patrimoniais. O sócio diretor da Mobiliza Consultoria, Rodrigo Alvarez, explicou que o doador precisa confiar na governança. "Ter clareza sobre o que será feito com os recursos, qual o projeto e o sonho de transformação. Toda campanha de captação de recursos deve ter uma visão", disse. 

Já o diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), João Paulo Vergueiro, destacou durante o evento que qualquer organização que vai captar fundos patrimoniais precisa de planejamento, pois as doações podem chegar a milhões de doláres. O fundador e CEO da Doare, fintech de doações on-line, Ruy Fortini, explicou que o planejamento precisa ser pensado a longo prazo. “Os endowments têm um propósito infinito e o dinheiro dos doadores vai tornar as organizações auto-sustentáveis", pontuou. 

O que são endowments

Os endowments, ou fundos patrimoniais, são um instrumento financeiro para as instituições ligadas a causas de interesse público em suas operações. Após alguns anos de captação de recursos de doadores que se identificam com a causa, a organização poderá utilizar os rendimentos obtidos no fundo para investir em projetos com impacto esperado na causa que apoia. As universidades, centros de pesquisa e inovação, fundações de apoio, dentre outras instituições podem usufruir dessa fonte de recursos.  

Para saber mais sobre o tema, assista, na íntegra, o 3º webinário nacional de endowments