Notícias

Voltar

CGEE e Ministério das Comunicações promovem webinar sobre “Desfazimento de Resíduo Eletroeletrônico”

Inclusão

CGEE e Ministério das Comunicações promovem webinar sobre “Desfazimento de Resíduo Eletroeletrônico”

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, ontem (28), em parceria com o Ministério das Comunicações (Mcom), o primeiro webinar do programa "Computadores para Inclusão: Desfazimento de Resíduo Eletroeletrônico”, uma solução para o Brasil”. A iniciativa tem como objetivo oferecer contribuições à sociedade, por meio de doações de computadores; pela formação de jovens em vulnerabilidade social; e o correto descarte de resíduos eletrônicos.

Na abertura do evento, o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, destacou a importância do webinar em um momento em que a economia circular é tão reconhecida. "O lixo eletrônico é um dos problemas que temos. Por isso, acho a iniciativa de recondicionar e reaproveitar itens fantástica", afirmou.

A programação contou, ainda, com a participação de representantes do Mcom, como a coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas, Daniela Naufel Schettino. Ela ressaltou que o programa “Computadores para a Inclusão” é uma iniciativa completa do ministério, que vai desde a doação de computadores sem uso, até à formação de jovens em centros de recondicionamento desses produtos. "Além disso, vem com um conjunto de descarte correto de resíduos. Isso é extremamente importante para a preservação do meio ambiente", disse a secretária.

Já o coordenador de Projetos de Informática da Secretaria de Telecomunicações do Mcom, Gustavo André Fernandes Lima, apresentou os dados do programa e destacou que o número de doações ainda é pequeno. “O Brasil precisa muito de doações de computadores. Nós temos uma deficiência de pontos de inclusão digital,” lembrou. 

O líder do projeto pelo CGEE, Marco Lobo, afirmou que a instituição deverá auxiliar o ministério no fortalecimento do “Computadores para a Inclusão”, ao criar vínculos internacionais e mostrar ao país que é possível trabalhar com o tratamento dos resíduos sólidos, em conjunto com a inclusão digital. 

Lobo, destacou, ainda, que os desafios apresentados pela iniciativa se tornam oportunidades, com toda uma cadeia de usuários, fabricantes, coletores, recicladores e formadores de políticas."Hoje muitos países em desenvolvimento não têm políticas adequadas e infraestrutura para a gestão não apenas do lixo eletrônico, mas dos resíduos sólidos. O programa vem desenvolvendo isso", disse.

Os interessados podem acessar o primeiro webinar do programa "Computadores para Inclusão: Desfazimento de Resíduo Eletroeletrônico'', no canal do CGEE no YouTube. Assista neste link.