Notícias

Voltar

CGEE estuda dimensão socioeconômica do Carnaval no Brasil

Carnaval

CGEE estuda dimensão socioeconômica do Carnaval no Brasil

Muito mais do que um evento cultural, o Carnaval do Rio de Janeiro é um elemento de grande destaque na economia local. O estudo "Sistema Produtivo e Inovativo do Carnaval: Política de Inovação para o Carnaval das Escolas de Samba", do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) foi validado em junho de 2015 e traz a proposta de construção de uma política de inovação que reconheça e impulsione o papel socioeconômico das Escolas de Samba.

As escolas movimentam um complexo sistema produtivo, já que envolvem diferentes cadeias produtivas e profissionais de diversas áreas do conhecimento. A compreensão do sistema é fundamental para identificar os principais desafios que as escolas enfrentam e como solucioná-los a partir de uma política de inovação.

"O carnaval para além da dimensão cultural e social, tem uma dimensão econômica muito grande", afirma a assessora que conduziu o estudo, Mayra Juruá. De acordo com ela, os desfiles são ferramentas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social, já que geram empregos, renda e impactam a economia local por meio do turismo.

A pesquisa resultou em três produtos, que traçam a dinâmica dos desfiles a partir de entrevistas abertas com atores chave na produção e gestão do carnaval. Foram entrevistados carnavalescos, diretores e chefes de equipes em diferentes etapas de produção de fantasias e alegorias de seis cidades/regiões metropolitanas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Macapá (AP) e Vitória (ES).

O sucesso de uma política de inovação tem relação direta com a união que essa política tem com outras áreas, como desenvolvimento produtivo, educação e socioambiental. A equipe identificou os principais desafios e oportunidades que se colocam para a Política de Inovação do Carnaval.

As oportunidades foram exploradas e traduzidas como propostas concretas no relatório do projeto, propondo uma política de inovação e desenvolvimento sustentado do Carnaval das Escolas de Samba.

 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.