Notícias

Voltar

CGEE integra missão no âmbito do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE- Brasil

Diálogos Setoriais

CGEE integra missão no âmbito do Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais UE- Brasil

De 30 de novembro a 4 de dezembro, uma delegação composta por especialistas do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) irá à Europa para cumprir agenda de visitas a parceiros e financiadores de projeto de interesse das políticas regional e de ciência, tecnologia e inovação brasileira. O Centro foi convidado a ser o parceiro nacional da iniciativa coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do MI que tem o objetivo de comparar sistemas regionais de inovação de regiões brasileiras e europeias.

O projeto “Desenvolvimento do Sistema Regional de Inovação no Estado de Pernambuco” deverá estabelecer parceria para definir estratégias e propor agenda de iniciativas referentes ao desenvolvimento dos sistemas regionais de inovação associados, no Brasil, aos setores automotivo e de Tecnologia da Informação, na sub-região pernambucana polarizada pelo eixo compreendido pelos municípios de Recife- Goiana. Os setores têxtil e de confecções também deverão ser contemplados, sendo representados pelos municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Territórios europeus com experiências assemelhadas constituirão elemento de referência para o desenvolvimento das propostas.

A programação tem início na próxima segunda-feira (30), com reuniões agendadas em Sevilha, na Espanha, com a direção do Institute for Prospective Technological Services – IPTS (organização vinculada ao Centro de Investigação da Comissão Europeia). O Instituto é o parceiro técnico internacional da iniciativa.  Em Lisboa, ocorrerão reuniões com a Agência Nacional de Inovação e com representantes da AutoEuropa, sediada em Setúbal. No Porto e em Famalicão, serão desenvolvidas atividades associadas aos atores do polo de confecções do norte português.

Ao final da semana, a equipe chega a Bruxelas, na Bélgica, para uma visita ao Joint Research Centre (JRC), articulado à iniciativa, e se reúne com representantes da Diretoria Regional da Comissão Europeia (DG Regio), que lidera o projeto. Na ocasião, serão definidos os próximos passos e deverá ser acertada a continuidade do apoio da UE à próxima fase prevista da iniciativa, que visa a elaborar um projeto executivo para apoio ao Sistema Regional de Inovação em Pernambuco.

O CGEE será representado pelo assessor técnico Henrique Villa, que viaja com apoio do DG-Regio da União Europeia e do Projeto Diálogos Setoriais, coordenado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra).

“A participação do CGEE no projeto abre a oportunidade para o Centro discutir e exercitar a organização de um sistema regional de inovação no espírito dos trabalhos que vêm desenvolvendo para reforçar a contribuição da ciência, tecnologia e inovação ao objetivo constitucional de redução das desigualdades regionais brasileiras”, afirma o diretor do Centro, Antonio Carlos Filgueira Galvão.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.