Notícias

Voltar

CGEE lança documentos sobre desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho

Inovação

CGEE lança documentos sobre desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançam as publicações "Desenvolvimento tecnológico e mercado de trabalho''. A coletânea de três documentos técnicos busca construir alternativas que permitam promover, simultaneamente, a inovação tecnológica e a geração de postos de trabalho qualificados. Outros dois estudos serão divulgados ainda neste ano como resultado da parceria entre as duas instituições. 

O projeto tem como norte a investigação das modificações estruturais na forma de organização do emprego que são decorrentes da intensificação dos processos digitais e automatizados, contribuindo para o conhecimento geral dessa tendência. “O reconhecimento de que a política científica e tecnológica impacta o mercado de trabalho deve ser visto como um elemento-chave na criação de políticas públicas,” afirma a líder do projeto pelo CGEE, Mayra Juruá.

As publicações fornecem dados e informações sobre os principais setores para a inovação tecnológica, trazendo elementos concretos para a maior sintonia entre políticas de emprego e de ciência e tecnologia. Juruá destaca que, no caso nacional, a heterogeneidade do mercado de trabalho é uma realidade e um desafio às políticas públicas que tentam equilibrar e fomentar a geração de empregos qualificados.

Sobre os documentos: 

 

A publicação “Digitalização e relação homem-máquina: mudanças e tendências na legislação em nível global” fornece um panorama internacional das trajetórias na legislação trabalhista e a sua relação com a incorporação de inovações ligadas à automação e digitalização. 

Já o documento “Subsídios para políticas públicas” aborda aspectos do debate acadêmico recente sobre as reconfigurações na organização do trabalho que são decorrentes da automação e da digitalização. 

No relatório “Estudo sobre relações de trabalho no setor financeiro”, é destrinchada a dinâmica de incorporação tecnológica e as transformações do emprego e do trabalho nesse setor crucial para o desenvolvimento nacional. Nesse sentido, a necessidade de se repensar a especialização da estrutura produtiva brasileira para setores de maior complexidade, focando nos elos das cadeias produtivas mais relacionadas à produção de serviços tecnológicos parece ser uma questão central para mitigar os efeitos do desemprego tecnológico. 

As publicações podem ser acessadas nesse link.