Notícias

Voltar

CGEE lança primeiro Informe iSES

Publicação

CGEE lança primeiro Informe iSES

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, na terça-feira (15),  o webinar “Hidrogênio Renovável: Produção Científica, Patentes e Projetos Comerciais”. O evento marcou o lançamento do primeiro informativo sobre inovações em Soluções Energéticas Sustentáveis (iSES) e reuniu especialistas para apresentações sobre a temática. O Informe iSES foi desenvolvido pela equipe da Agenda Positiva de Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável do CGEE e apresenta um panorama da produção científica, patentes e projetos comerciais sobre o hidrogênio renovável no mundo.

Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, ressaltou a importância da colaboração entre diferentes instituições para o resultado do trabalho. “Quando falamos de uma política pública, temos que ter um olhar mais transversal e abrangente, sem deixar de olhar para o que já foi feito. Não começamos já desenvolvendo do zero, olhamos para todo o conhecimento e a experiência acumulada no setor, trazendo para perto esses especialistas que estão se dedicando ao estudo desse tema”, afirmou. 

A assessora técnica do CGEE, Daniella Fartes, apresentou os resultados e a estrutura do informativo. Para produzir o documento, a equipe analisou 16.620 artigos por meio da base Web of Science; 6.073 patentes disponíveis na EspaceNet; e 907 projetos disponibilizados pela Agência Internacional de Energia. O Brasil ficou na terceira posição entre os países que mais publicaram sobre biohidrogênio, atrás apenas da China e da Índia. “O informe também analisa os artigos brasileiros, o que ajudou a gente a perceber o que está sendo feito pelos pesquisadores do país”, afirmou Daniella.  

O grupo de trabalho para a produção do informativo contou com especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de consultores da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), E+ Transição Energética e do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). As publicações científicas, inclusive as nacionais, demonstram uma oportunidade que o Brasil pode ter no desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de hidrogênio renovável. 

O coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Unicamp, Ennio Peres, apresentou sobre a 3ª onda do hidrogênio: o hidrogênio verde; a pesquisadora do INT, Viridiana Leitão, falou sobre o uso de resíduos e efluentes para a obtenção de hidrogênio por processo biológico; e o professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Paulo Emílio, apresentou sobre o hidrogênio natural. Para concluir, o consultor técnico da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos da EPE, Luciano Oliveira, apresentou sobre as perspectivas do hidrogênio no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. 

O webinar está disponível, na íntegra, no canal do YouTube do CGEE. Para acessar, clique aqui. 

O Informe iSES também pode ser baixado gratuitamente no site do CGEE. Clique aqui e confira.