Notícias

Voltar

CGEE lança publicação com dados do Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Publicação

CGEE lança publicação com dados do Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está lançando a publicação com os resultados do Projeto Diagnóstico das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (CHSSALLA). A iniciativa, conduzida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Centro, tem o Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas (FHCSSA) como idealizador. 
 
O diagnóstico consolida a opinião de especialistas acerca da importância da produção científica nas CHSSALLA para o desenvolvimento nacional. O projeto busca valorizar as contribuições das áreas em temas estratégicos e na ciência, tecnologia e inovação do país. Para isso, apresenta um panorama dos pesquisadores e dos trabalhos nesses campos no Brasil, além do seu tipo de financiamento, no período de 2006 a 2016. Essa produção soma mais de um milhão de registros na plataforma Lattes, e 67 mil pesquisadores doutores.  
 
Dentre os dados apontados pelo levantamento, foram apresentados, ainda, estudos exploratórios sobre as contribuições das CHSSALLA para o desenvolvimento brasileiro, para o enfrentamento de desafios nacionais e na elaboração de políticas públicas, por exemplo. Um dos destaques das análises foi a característica multidisciplinar dos principais temas.
 
Ao longo de 2019, diversas oficinas foram realizadas entre a equipe técnica do CGEE, representantes do FCHSSA, do MCTI e especialistas convidados para a elaboração do diagnóstico. Membros de instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), universidades e sociedades científicas integraram esse grupo. 
 
O projeto considerou 30 áreas do conhecimento, incorporando as três grandes áreas CHSSALLA e ainda áreas específicas do campo multidiscipinar. Para a coordenadora do estudo pelo Centro, Mayra Juruá, os campos têm um papel central na ciência nacional. A assessora técnica explica que, de acordo com o levantamento, todos os temas da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação são abordados pelas áreas mostrando a relevância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento científico. “É como se as CHSSALLA fossem um caleidoscópio, que observa de formas diferentes o mesmo objeto. Esse objeto é a sociedade”, destaca Juruá.
 

A íntegra da publicação pode ser acessada neste link