Notícias

Voltar

CGEE lança publicação sobre reciclagem e reúso de equipamentos eletroeletrônicos

[Publicação]

CGEE lança publicação sobre reciclagem e reúso de equipamentos eletroeletrônicos

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) anuncia o lançamento do livro "Reciclagem e reúso de equipamentos eletroeletrônicos". Fruto de um projeto estruturado em parceria com o Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital (Depin), vinculado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), esta publicação visa a atender às demandas crescentes e urgentes relacionadas ao tratamento dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEEs) e à busca por soluções tecnológicas que apoiem os programas de inclusão digital.

O livro apresenta um estudo abrangente sobre o estado da arte no tratamento de REEEs, investigando como outros países lidam com essa problemática. A análise concentrou-se em quatro países (Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Dinamarca), construindo um benchmarking que pode orientar políticas e práticas no Brasil.

Os resultados obtidos revelam um panorama promissor, mas também apontam para a necessidade urgente de implementação de políticas públicas voltadas ao aprimoramento das práticas de tratamento de REEEs em território nacional. O estudo destaca os principais impactos ambientais, sociais e econômicos dos REEEs e propôe estratégias para prevenção, mitigação e tratamento desses resíduos.

Além disso, a publicação aborda tecnologias emergentes para a reciclagem de REEEs e apresenta uma comparação entre as práticas internacionais e o sistema brasileiro de gestão desses resíduos. A leitura é indicada para gestores públicos, profissionais da indústria, pesquisadores e demais interessados no tema da sustentabilidade e gestão de resíduos tecnológicos.

Para mais informações e para acessar o livro completo, clique neste link



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.