Notícias

Voltar

CGEE marca presença em Conferência Livre sobre educação para ciência

5CNCTI

CGEE marca presença em Conferência Livre sobre educação para ciência

Hoje, no Plenário do Conselho Nacional de Educação (CNE), aconteceu a Conferência Livre "Educação para Ciência e Inovação". Organizada pela instância, esta é mais uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). Na ocasião, o diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e secretário-geral adjunto da 5CNCTI, Anderson Gomes, participou da mesa de abertura do evento.

Durante a sua apresentação, o diretor do CGEE fez um panorama da organização da 5CNCTI, passando desde o decreto convocatório até o cronograma de realização. Gomes destacou temas como neoindustrialização; sustentabilidade; inteligência artificial; e tecnologia social entre os mais predominantes entre as discussões feitas até o momento. Estão previstos mais de 180 eventos entre conferências livres; temáticas; regionais; e estaduais, que já contam com a participação de todas as unidades da federação. Além disso, em março, foram registradas cerca de 35 mil visualizações nas transmissões das conferências.

"A 5CNCTI é uma conferência de ciência e tecnologia, mas sem a educação, a gente certamente não dá o próximo passo. A educação está na base de tudo isso", disse Gomes, que ressaltou, ainda, a importância de ter o CNE envolvido nas discussões, por ser uma instituição com representatividade de especialistas e pessoas que têm cuidado com a educação brasileira. 

“Essa certamente será uma conferência onde debateremos tudo que está acontecendo nesse tema. Isso abrange os cuidados, os desafios sobre o que vai acontecer com a nova educação, tudo que está vindo por aí com o uso de tecnologia, como também a própria relação de ensino e aprendizagem, a questão dos professores e o ensino profissional”, concluiu.

Com o diretor do CGEE, estiveram presentes na mesa de abertura, também, o presidente do CNE, Luiz Roberto Curi; o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Guila Calheiros; e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/Sesu), Alexandre Brasil.

5CNCTI 

As Conferências Livres de CT&I proporcionam um espaço aberto para discussões que abrangem uma variedade de temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, possibilitando a participação de diversos segmentos da sociedade interessados nessas questões. Esses eventos são etapas que antecedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília (DF). 

As propostas discutidas nas conferências regionais, livres e temáticas serão consolidadas em recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030. O novo documento substituirá o de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados. 

A 5CNCTI conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. A conferência tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades do setor.