Notícias

Voltar

CGEE participa da Conferência FTA 2018

Debates

CGEE participa da Conferência FTA 2018

 
 

Um grupo de assessores do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou, nos dias 4 e 5, em Bruxelas, na Bélgica, da Conferência “Future-Oriented Technology Analysis”. O evento é organizado pelo Joint Research Centre (JRC), serviço de ciência e conhecimento da Comissão Europeia. Nesta edição, o encontro tem como tema “Future in the making”.  

O FTA debate temáticas voltadas para o futuro, como foresight, avaliação de tecnologias e forecasting. Além disso, a conferência analisa a interação e o intercâmbio entre campos complementares de apoio político, principalmente aqueles que trazem a inovação para a forma como a formulação de políticas é concebida e implementada.  

No evento, os assessores apresentaram artigos sobre a experiência do Centro em temas como foresight e avaliação de programas em ciência, tecnologia e inovação. Ao todo, foram quatro trabalhos, assinados em parceria com técnicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Os artigos abordam os seguintes temas: "A new framework for shaping and implementing innovation policies for social technical transition of cities and regions towards more susteinable pathways"; "Shaping the future of CNPq"; "Taxonomy from Keywords: a methodology for understanding new concepts and design future-oriented and evidence-based STI policies"; e "Social network analysis and text mining to identify innovative research themes: supporting the Brazilian national agenda for research within graduate education".

Os assessores participam, ainda, do “OECD-Gesis Seminar on Translating and Adapting Instruments in Large Scale Assessments”. O evento, que será realizado hoje (7) e amanhã, em Paris, na França, tem como objetivo discutir projetos, gestão e análise de avaliações de programas. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.