Notícias

Voltar

CGEE marca presença no primeiro dia da Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação

5CNCTI

CGEE marca presença no primeiro dia da Conferência Regional Sudeste de Ciência, Tecnologia e Inovação

 
Diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, durante sua apresentação na mesa de abertura  
Foto: Ascom/CGEE  

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença na Conferência Regional Sudeste realizada em Vila Velha (ES), como parte dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). O diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, participou da mesa de abertura, ao lado de outros especialistas do setor, incluindo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo, Bruno Lamas; o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; e Mariana Moura, do Sou Ciência, um Grupo de Pesquisa multidisciplinar cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O painel I teve como objetivo lançar as bases de discussão para um programa de ciência, tecnologia e inovação voltado para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido. Na ocasião, foram abordadas políticas públicas prioritárias para a região Sudeste nos próximos 10 anos, reunindo representantes da sociedade civil, empresários e agentes públicos.

Durante a abertura do evento, Rizzo expressou a sua gratidão pelo convite e destacou a importância da regional para o debate sobre ciência, tecnologia e inovação. Ele ressaltou a relevância das discussões iniciadas pelos demais participantes do painel e fez menção a comentários anteriores feitos pelo secretário-geral da 5CNCTI, Sérgio Rezende, salientando que a conferência já está em andamento e que os números apresentados evidenciam o seu caráter histórico.

“Na 4ª conferência tivemos 32 eventos preparatórios. Para a 5ª, nós já estamos com mais de 190 e não tenho dúvidas de que iremos ultrapassar 200 reuniões. Esses eventos refletem o intenso engajamento de todo o país na construção e consolidação das políticas de ciência, tecnologia e inovação”, destacou.

Durante a sua fala, o diretor do Centro apresentou, ainda, uma análise abrangente do atual estágio da 5CNCTI, delineando a participação de todos os estados brasileiros no evento. Em detalhes, destacou a distribuição das discussões em quatro eixos principais, evidenciando o amplo escopo de abordagens. 

No primeiro eixo, voltado para a recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), foram programadas cinco conferências temáticas e 29 conferências livres. O segundo eixo, voltado para a reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas, conta com três conferências temáticas e 17 conferências livres.

Já o terceiro eixo, focado em Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais, abriga oito conferências temáticas e 25 conferências livres. Por fim, no quarto eixo, direcionado para Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social, estão previstas duas conferências temáticas e 57 conferências livres.

Durante a tarde de hoje (12h), duas plenárias serão realizadas das 14h às 17h30, focando no tema "Desenvolvimento do Programa Regional de CT&I para Construção da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2023-2030".

5CNCTI 

As conferências regionais, livres e temáticas são preparatórias para a 5CNCTI. As propostas debatidas nesses eventos serão consolidadas em recomendações para a elaboração da Estratégia Nacional de CT&I para o período de 2024 a 2030. O novo documento substituirá o de 2016-2023, que durante o encontro, também terá seus programas, planos e resultados analisados. 

A 5CNCTI será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), e conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios. A conferência tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. O seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades do setor.