Notícias

Voltar

CGEE/MCTI inicia evento sobre soluções inovadoras para o futuro das cidades

Oics

CGEE/MCTI inicia evento sobre soluções inovadoras para o futuro das cidades

Começou, ontem (16), em Manaus (AM), o "Encontro Soluções Inovadoras para o Futuro das Cidades", na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Com programação de 16 e 18 de maio, o evento é uma iniciativa conjunta do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics/CGEE) e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). A iniciativa é realizada no âmbito do projeto CITinova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Para quem não pode participar, o evento pode ser acompanhado pelo Youtube do CGEE. 

No primeiro dia do evento, o debate contou com as contribuições de autoridades como o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo; o gerente para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels; o diretor do CGEE, Ary Mergulhão; e do subsecretário da Amazônia do Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovação (MCTI), Eron Bezerra.  

Participaram, ainda, os representantes do Ministério das Cidades (MCid), Cristiana Guimarães; do Programa CITinova pelo MCTI, Marcela Aboini; do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Zuleica Goulart; da prefeitura de Manaus e vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Claudemir Andrade. 

Durante a abertura da programação, o diretor-presidente do CGEE, Fernando Rizzo, afirmou que o encontro é uma oportunidade única de reunir diversos setores da sociedade para debater uma solução comum para o desenvolvimento sustentável e fazer a diferença na vida das pessoas. Os participantes terão acesso a diversas oficinas e cinco painéis, que promoverão o diálogo entre experiências exitosas de municípios brasileiros, conhecimento científico e caminhos criados por entidades municipalistas, moderados por instituições de referência. 

O evento está sendo realizado para lançar a plataforma do Oics. Sobre esse assunto, o diretor do CGEE, Ary Mergulhão, lembrou que a plataforma construída pelo CGEE tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. "Essa é uma iniciativa que me motiva muito, porque é a demonstração mais próxima da ciência e da tecnologia mudando a vida das pessoas, chegando à vida do cidadão, à vida da pessoa onde ela vive e trabalha, enfim, onde ela desenvolve suas atividades.” 

Por sua vez, a diretora do Inpa, Antônia Pereira, ressaltou que a plataforma apresentada tem um grande potencial de promover um melhor desenvolvimento de forma saudável e sustentável a nível urbano.

Representando a prefeitura de Manaus, o também vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano, Claudemir Andrade, firmou o compromisso da prefeitura com a construção da plataforma visando o desenvolvimento sustentável. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro de 30 anos mais de 10 bilhões de pessoas viverão em regiões urbanas. Nesse contexto, o observatório foi apresentado como uma iniciativa para tornar a vida urbana melhor e sustentável. 

Após a solenidade de abertura, os participantes puderam debater com maior profundidade sobre as cidades e sua vulnerabilidade climática. Da mesma forma, os diálogos seguiram a partir da realização de painéis sobre os seguintes temas: Oics; PCS; Colaboração urbana - Giz e Ministério das Cidades; e o AdaptaBrasil (MCTI).