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CGEE organiza palestra sobre Transformação Digital no Brasil durante a Reunião Anual da SBPC

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CGEE organiza palestra sobre Transformação Digital no Brasil durante a Reunião Anual da SBPC

Fonte: Ascom CGEE  
 
Assessora do CGEE, Caroline Pereira, durante palestra na Avenida da Ciência  

Ocorreu ontem (27), às 11h, no auditório da Avenida da Ciência, uma palestra sobre transformação digital no Brasil, organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). A programação faz parte da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de maneira híbrida na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. 

A assessora técnica do CGEE, Caroline Pereira, abriu a discussão definindo o que é a transformação digital. Ela citou possíveis oportunidades e vantagens aplicáveis em diversos setores, entre eles os de indústria, de agropecuária, de cidades e de educação. “Antes, um aluno do Amapá só poderia estudar por lá, mas hoje ele pode estudar com professores da USP ou da UnB por aulas online”, afirmou. 

Pereira ressaltou que, no Brasil, ainda há desafios a serem superados, como a falta de infraestrutura, segurança e capacitação profissional. “Para que a transformação digital ocorra, todos precisam ter acesso a redes e dispositivos eletrônicos e esse é um problema para ontem”, disse. 

Já a coordenadora de Transformação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Eliana Emediato, explicou que há planos para a transformação digital no Brasil, abordados no âmbito da Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-digital). A iniciativa tem 9 eixos e há planos de ação que buscam despertar o interesse de todas as áreas.

Sobre a transformação digital - A transformação digital pode ser definida como um processo de mudança estrutural que incorpora o uso da tecnologia digital na busca de melhor desempenho, otimização de resultados e mudanças procedimentais em diversas esferas de uma sociedade (economia, governo, ciência, educação, indústria, mercado de trabalho, saúde, cidades, comunicação global, turismo, agronegócio, entre outros).