Notícias

Voltar

CGEE participa da 9ª Reunião Científica do Serviço de Observação HYBAM

Amazônia

CGEE participa da 9ª Reunião Científica do Serviço de Observação HYBAM

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcou presença na 9ª Reunião Científica do Serviço de Observação HYBAM, evento que celebrou os 20 anos de observação dos rios da Amazônia. Organizado pelo Institut de Recherche pour le Développement (IRD), o encontro reuniu uma rede de instituições engajadas na coleta de dados de longo prazo sobre o ciclo hidrológico da região, disponibilizando-os livremente desde 2003.

O evento deste ano, realizado no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), contou com uma ampla participação de especialistas e autoridades da área, reafirmando o compromisso com a observação contínua e o estudo dos rios amazônicos.

O Centro foi representado pela líder de projetos e chefe de gabinete do CGEE, Adriana Badaró. Durante sua participação na reunião, foi possível apresentar um projeto de suma importância para o desenvolvimento da região amazônica. O projeto, conduzido pelo Centro, aborda subsídios para políticas públicas na Amazônia, visando promover a pesquisa e o desenvolvimento local, social e sustentável na região. 

O Centro teve a oportunidade de apresentar o projeto, destacando não apenas o levantamento de políticas relacionadas ao incentivo, à pesquisa e ao desenvolvimento da região, mas também o processo de construção coletiva do conhecimento em torno das questões relevantes para a Amazônia. 

Adriana Badaró destacou a relevância da participação do Centro no evento, onde apresentou o projeto do CGEE, que aborda subsídios para políticas públicas na Amazônia. "Participar de um evento importante como esse, que comemora 20 anos de uma ação que envolve tantos atores e diversos atores como esse, não só engrandece a participação e reconhece o trabalho do CGEE nesse tipo de iniciativa, como também nos propicia a abrir portas para a construção de novas parcerias no âmbito da Amazônia", ressaltou.

A contribuição do CGEE nesse cenário reforça seu papel como um dos atores-chave na formulação de políticas orientadas por missões e na promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Para saber mais sobre as iniciativas do Centro, acesse o site oficial em www.cgee.org.br 

Sobre a reunião 

O observatório HYBAM, iniciado pelo IRD e operando em seis países, visa promover a observação contínua do ciclo hidrológico amazônico. Formado por parceiros acadêmicos e serviços hidrológicos nacionais, incluindo a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Instituto de Geociências (IG), a rede coleta medições sobre hidrologia, geoquímica e sedimentologia dos principais rios da Amazônia, seguindo protocolos reconhecidos internacionalmente.

Ao longo dos anos, os dados produzidos pelo HYBAM têm sido disponibilizados para a comunidade científica sem restrições de uso, resultando em mais de 700 estudos interdisciplinares sobre temas como climatologia, oceanografia e ecologia aquática. A reunião científica, realizada a cada dois anos desde 2007, visa promover o intercâmbio de conhecimento e experiência entre os parceiros da rede, com conferências anteriores sediadas em diferentes universidades parceiras, tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul e Europa.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.