Notícias

Voltar

CGEE participa de conferência internacional promovida por universidade da Rússia

Evento

CGEE participa de conferência internacional promovida por universidade da Rússia

A equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), participou, no dia 15, da XI International Academic Conference ‘Foresight and Science, Technology and Innovation Policy’. A conferência foi promovida pela National Research University Higher School of Economics (HSE University), da Rússia, e reuniu cientistas renomados do país e do mundo, além de representantes de organizações internacionais, agências governamentais, instituições de desenvolvimento, empresas, fundações e centros de pesquisa e educação. 

O tema principal do evento foi Foresight and STI Policy Making Under Growing Complexity and Uncertainty (Prospectiva e formulação de políticas de CT&I sob crescente complexidade e incerteza, em tradução livre). Os participantes discutiram uma ampla gama de tópicos no domínio da ciência e tecnologia prospectiva e formulação de políticas nas áreas. Além disso, os especialistas examinaram novas abordagens e instrumentos de gestão de pesquisa e desenvolvimento e trocaram as melhores práticas de sua aplicação.

O assessor técnico do CGEE, Marcelo Paiva, participou do painel Science and Technology Foresight in BRICS Countries. O especialista apresentou as metodologias de análise e de inteligência antecipatória presentes nos estudos do observatório de monitoramento sistemático da ciência e tecnologia brasileira e mundial, o OCTI. Paiva utilizou os resultados obtidos pela análise da produção de 10% mais citada dos artigos científicos indexados na Web of Science, obedecendo cotas proporcionais entre as áreas. Os dados apresentados permitem a identificação de temas estruturantes, transversais, emergentes, declinantes e especializados dentro da produção científica dos países do Brics (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul).

 

As metodologias apresentadas pela equipe do OCTI estão descritas no 1º Boletim Anual do observatório, lançado em maio deste ano. A publicação traz os resultados dos estudos realizados em 2020, com a intenção de divulgar dados e informações que visam auxiliar a construção de uma visão de futuro para o Brasil. A proposta de observação e monitoramento do OCTI permite fornecer informações detalhadas sobre as características, tendências, oportunidades e lacunas do sistema de ciência, tecnologia e inovação para gestores públicos e demais atores do sistema, de forma a gerar subsídios para que as decisões de políticas públicas para seu desenvolvimento sejam construídas baseadas em evidências e inovações alinhadas com a realidade do ambiente de CT&I.