Notícias

Voltar

CGEE participa de congresso sobre diversidade e desenvolvimento

Seminário

CGEE participa de congresso sobre diversidade e desenvolvimento

Com o advento das questões ecológicas como condicionantes do desenvolvimento global, a Amazônia se tornou assunto recorrente nas preocupações internacionais. Para contribuir com os debates sobre a região, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) marcará presença no 3º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, que tem como tema Amazônia: diversidade e desenvolvimento. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM).

O CGEE será representado no Congresso pelo diretor Antonio Carlos Filgueira Galvão, que vai falar sobre Ciência e desenvolvimento na Amazônia, durante a Mesa de debates de número 3. A exposição tem como finalidade discutir a importância da ciência para a compreensão e conservação da Amazônia e também para a busca de tecnologias de fins produtivos e de modo sustentável.

As demais atividades da programação trazem temas como: Pan-amazônia e o futuro da América do Sul; Pan-amazônia e a Amazônia Brasileira; Saúde dos povos tradicionais; Direito biotecnológico, ambiental e fundiário; O Desenvolvimento da Amazônia e a soberania nacional; Cadeias globais de valor, áreas econômicas especiais e a inserção da Amazônia; Desindustrialização e (re)industrialização no Brasil e implicações para Amazônia; Potenciais hídricos da Amazônia e o futuro energético do Brasil; arranjos e sistemas produtivos e inovativos locais; Amazônia e pacto federativo; e Política externa.

O Congresso contará com a presença de representantes de instituições como a UFAM, a União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Pará (UFPA), o Instituto Presbiteriano Mackenzie e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), entre outras. Ao longo da programação, os convidados vão debater um processo de desenvolvimento para a Amazônia que possibilite a mobilização de seu patrimônio biológico, mineral, ecológico e como capital estratégico gerador de riqueza.

O evento é público e gratuito, mas para participar é preciso solicitar a inscrição no site <www.centrocelsofurtado.org.br/congresso2016>.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.