Notícias

Voltar

CGEE participa de eventos internacionais na Dinamarca

[Internacional]

CGEE participa de eventos internacionais na Dinamarca

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está participando, como entidade observadora, da 28ª reunião do Technology Executive Committee (TEC), que teve início ontem (16). O evento acontece no auditório III da UN City, em Copenhague, na Dinamarca, e será encerrado após a sessão conjunta do TEC e do conselho consultivo do Climate Technology Centre and Network (CTCN), no dia 19.

A participação do Centro na reunião se deu por indicação da Research and Independent Non-Governmental Organizations (Ringo), uma iniciativa da Convenção-Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC), da qual instituições credenciadas integram como organizações observadoras da Conferência das Partes (COP).

O CGEE está sendo representado pela assessora técnica, Emilly Caroline Silva, que afirmou que a instituição veio buscar entender o formato das discussões e onde o Brasil pode se encaixar nos debates sobre mecanismos de transferências tecnológicas para a mudança do clima, mitigação e adaptação. "Viemos dar apoio ao governo brasileiro e eu, como CGEE, vim para prover inteligência estratégica e entender como podemos participar mais ativamente de algumas atividades, pensar em possíveis desdobramentos no futuro e não ser apenas mais um membro observador", destacou.

O líder de projeto do CGEE, Marcelo Poppe, disse que a instituição tem buscado ativamente oportunidades de engajamento em iniciativas internacionais relacionadas às mudanças climáticas e tecnologias limpas. "Contribuir para discussões e decisões em fóruns internacionais permite que o CGEE influencie a agenda global de políticas relacionadas às mudanças climáticas. Essas reuniões fornecem uma plataforma crucial para o intercâmbio de conhecimentos, melhores práticas e a colaboração entre organizações e países", afirmou.

Colaboração nacional 

A equipe da Agenda Positiva da Mudança do Clima e do Desenvolvimento Sustentável, do CGEE, se reuniu no dia 8 deste mês com a coordenação geral de Ciência do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Coordenação para Assuntos Científicos e Tecnológicos e Relações Bilaterais do Departamento de Clima do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para tratar da ida à Copenhague. 

O objetivo foi abordar os esforços coletivos para promover a cooperação internacional em questões de tecnologias relacionadas às mudanças climáticas, com foco nas estratégias para fortalecer a presença do Brasil na reunião do TEC. O Itamaraty ressaltou a importância do apoio do CGEE como think tank especializado, uma prática corrente em países desenvolvidos para fortalecer sua representação nacional em fóruns internacionais.

De acordo com Poppe, os dois ministérios demonstraram vontade em colaborar mais estreitamente com o Centro para desenvolver estratégias comuns de defesa do interesse nacional e proteção da soberania tecnológica brasileira, destacando a importância de uma abordagem coordenada e integrada para promover questões estratégicas.



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.