Notícias

Voltar

CGEE participa do 4º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

ODS

CGEE participa do 4º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil

A Rede ODS Brasil realiza, de 18 a 21 de novembro, o 4º Encontro Nacional da Rede ODS Brasil, na Paraíba. O evento terá como tema o “Desenvolvimento de Capacidades para a Localização e o Acompanhamento de Progresso da Agenda 2030”. Na ocasião, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançará a 49ª edição da Revista Parcerias Estratégicas (RPE). A publicação contempla artigos sobre contribuições das Instituições de Ensino Superior (IES) para o desenvolvimento regional no âmbito da Agenda 2030.

Os painéis e oficinas do encontro ocorrerão em João Pessoa, Campina Grande e Areia. Atores da sociedade civil, dos setores público e privado e de instituições de ensino se reunirão com o objetivo de discutir a construção de protocolos que tragam soluções fundamentadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O lançamento da RPE será realizado no terceiro dia da programação, quando a assessora técnica do CGEE, Mayra Juruá, participará do painel Desenvolvimento de capacidades para a localização da Agenda 2030. A revista conta com contribuições de representantes da academia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Rede ODS Brasil. 

Dentre os tópicos contidos nos artigos, está o Projeto Centro de Desenvolvimento Regional (CDR), uma demanda da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) ao Centro. A iniciativa promove o desenvolvimento de cinco projetos pilotos de CDR em diferentes regiões do Brasil. Uma delas, que recebe destaque pelo avanço da sua implementação, está localizada em Campina Grande. Em abril desse ano, o governo da Paraíba lançou a carteira de projetos do CDR do estado, que teve um investimento estimado em R$ 3,6 milhões.

Criada em julho de 2015, a Rede ODS Brasil é um coletivo formado por representantes multisetoriais. O seu objetivo é promover ações em prol da implementação da Agenda 2030 no país, como o evento que acontecerá na próxima semana.

Apenas o primeiro dia do encontro será voltado especificamente para instituições membro e convidadas. As inscrições para a programação aberta ao público estão disponíveis neste link. https://forms.gle/w15r8TDPH5WEGqMN7.