Notícias

Voltar

CGEE premia crianças vencedoras do concurso “O futuro dos alimentos”

SNCT 2016

CGEE premia crianças vencedoras do concurso “O futuro dos alimentos”

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) premiou, ontem (1º), 86 alunos de escolas públicas e privadas vencedores do concurso “O futuro dos alimentos”. A solenidade foi realizada durante a mostra “Mundo MCTIC – Pesquisa e Desenvolvimento de Ponta no Brasil”, que acontece até o próximo dia 4, em Brasília (DF), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. 

O concurso teve como objetivo promover uma cultura de reflexão acerca da importância dos polinizadores para a produção de alimentos. O Centro conduziu oficinas com 262 alunos matriculados do 4º ao 9º ano do ensino fundamental. As dinâmicas, realizadas com grupos de cerca de 20 crianças, contaram com a participação de um ilustrador profissional, que registrou em desenho as ideias de cada turma sobre o futuro da produção de alimentos. 

O painel vencedor do concurso foi o do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Carmo de Unaí (CNEC-Unaí). A ilustração foi escolhida por votação pública na internet. Além dessa turma, foram premiados os painéis do Instituto Vila das Crianças; do Centro de Ensino Fundamental do Bosque; e do Colégio Esplanada, que foram os ganhadores de cada dia. 

“Ao serem motivados a expor as suas ideias por meio do desenho, dando vida ao seu aprendizado, os alunos internalizaram a importância das abelhas para a biodiversidade do planeta. Com a divulgação da ilustração, eles se sentiram como as abelhas: polinizadores”, destacou a professora do CNEC-Unaí, Andreia Toledo. 

O gestor administrativo do CGEE, Edmundo Taveira, ressaltou a importância do projeto “Ciência amiga das abelhas”, conduzido pelo Centro, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) durante a SNCT. Ele lembrou que a instituição produziu a série “Sustentabilidade e sustentação da produção de alimentos no Brasil”, realizada em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), motivo pelo qual acolheu com entusiasmo o tema da SNCT 2016, “Ciência alimentando o Brasil”. 

“O CGEE realiza estudos prospectivos e tem como missão o olhar para o futuro. Fazer esse tipo de dinâmica, com crianças e adolescentes, nos mostrou a  capacidade criativa desse público e que ela deve ser uma contribuição nos estudos do Centro”, afirmou. 

O secretário executivo adjunto do MCTIC, Alfonso Neto, ressaltou que, por meio de iniciativas como a promovida pelo CGEE, o ministério pretende despertar nas crianças o gosto pela ciência, tecnologia e inovação. Em sua opinião, o importante é mostrar que para construir um mundo melhor é preciso começar agora. 

“Temos que explorar o público jovem e é isso que fazemos com esses eventos e, de uma forma geral, com todas as escolas públicas”, disse. 

O aluno do CNEC-Unaí, Miguel Felício da Cunha, parabenizou a ação promovida pelo CGEE. “O projeto desperta nas pessoas a importância de cuidar do meio ambiente porque no futuro vamos precisar das abelhas. É isso o que importa e não o prêmio”, afirmou. 

A solenidade contou ainda com a participação do diretor das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do MCTIC, Paulo Roberto Pertusi; da diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do MCTIC, Sônia Costa; e do diretor de Políticas e Programas de Ciências do MCTIC, Savio Tulio Oselieri Raeder. 

Informações sobre o projeto Ciência amiga das abelhas podem ser obtidas no site: https://www.cgee.org.br/web/ciencia-amiga-das-abelhas.

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.