Notícias

Voltar

CGEE promove Ciclo de Oficinas do projeto Energy Big Push

Sustentabilidade

CGEE promove Ciclo de Oficinas do projeto Energy Big Push

No âmbito do Energy Big Push 2.0, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove o Ciclo de Oficinas de trabalho do projeto. O primeiro encontro e o segundo aconteceram nos dias 23 de novembro e 02 de dezembro. O próximo e último dia de oficina acontecerá, de forma online, no dia 15 de dezembro. Todos os participantes foram convidados pela equipe do projeto e se dividem entre provedores, demandantes e intermediários do processo de inovação em energia. A promoção do diálogo e colaboração entre esses atores é o objetivo principal da oficina.

Desde 2019, o EBP vem desenvolvendo atividades com foco em acelerar a transição energética por meio da promoção da inovação. Assim, um dos intuitos do projeto é desenvolver um protótipo de uma plataforma digital para aproximar provedores e demandantes de soluções energéticas sustentáveis, atuando como um intermediador dentro da dinâmica de inovação do setor. O protótipo a ser implementado visa combinar ofertas e demandas específicas de novas tecnologias, competências e parcerias para o desenvolvimento de novos projetos nesta área.

As Oficinas Virtuais foram pensadas para realizar o levantamento participativo de recomendações de aprimoramento do protótipo. Na primeira oficina, os participantes tiveram como foco o mapeamento das necessidades de provedores e demandantes de soluções energéticas sustentáveis. Na segunda oficina, o diálogo foi sobre as funcionalidades previstas e oportunidades de aprimoramento da plataforma. Na terceira e última oficina, serão discutidas as dimensões da governança colaborativa e estratégias de engajamento do protótipo.

O Energy Big Push 2.0 - Impulsionando a inovação para a transição energética sustentável no Brasil (EBP2.0) é uma ação financiada pelo Programa Euroclima+, executada pelo CGEE em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e implementada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ).