Notícias

Voltar

CGEE promove palestra na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

MNCTI

CGEE promove palestra na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, no último sábado (17), uma palestra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O tema de debate foi as contribuições do Centro para o aprimoramento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).

Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, apresentou ao público a instituição, destacando que o trabalho é feito de forma colaborativa em uma ampla articulação com os diversos atores do sistema. “O objetivo é intensificar a popularização da ciência, por meio da disseminação da informação da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, tendo em mente que a finalidade da CT&I é trabalhar para proporcionar o bem-estar e a melhoria na qualidade de vida dos indivíduos”, destacou.  

O assessor técnico do CGEE, Jackson Maia, falou sobre exploração e visualização de dados em apoio à tomada de decisão. O Centro utiliza em seus estudos e avaliações tecnologias avançadas, transformando dados e informações em conhecimento útil. Esses processos de inteligência em ciência, tecnologia e inovação estão presentes em diversas iniciativas realizadas pela instituição. 

Representando a equipe do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI), o assessor técnico Marcelo Paiva discorreu sobre o panorama geral de produção científica e da participação do país na ciência global nos últimos cinco anos. O OCTI tem como objetivo monitorar o estado da arte, as tendências e os sinais emergentes relacionados ao ambiente da CT&I no Brasil e no mundo. Para mais informações sobre a iniciativa, clique aqui. 

Já a assessora técnica Sofia Daher apresentou informações atualizadas sobre a formação de mestres e doutores no Brasil e a sua relação com a empregabilidade. Os dados são do estudo “Brasil: Mestres e Doutores 2019”, lançado neste mês pelo CGEE. A iniciativa atualiza e aprofunda uma série iniciada pelo Centro há 10 anos, que contou com a divulgação de outras cinco publicações. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui

Para conferir as palestras na íntegra, acesse: https://is.gd/6uW7IJ.  

 

CGEE no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

A próxima participação do CGEE no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações será no dia 1 de novembro. Entre os temas que serão discutidos, estão bioeconomia, cidades sustentáveis, observação da CT&I e lei de informática. O evento acontece em ambiente online e é aberto para todos os públicos. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.