Notícias

Voltar

CGEE promove webinar sobre fortalecimento do sistema de inovação em energia

EBP 2.0

CGEE promove webinar sobre fortalecimento do sistema de inovação em energia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, das 09h às 12h do dia 10 de março, o webinar “Grande Impulso Energia em 2023 - Como impulsionar a inovação para acelerar a transição energética inclusiva e sustentável?”. O evento será pela plataforma Zoom Webinars.

Parte do projeto Energy Big Push 2.0 (EBP), a reunião tem como principais objetivos: discutir a importância do desenvolvimento de um protótipo digital para conexão entre provedores e demandantes em soluções energéticas sustentáveis; debater os resultados do projeto para a construção de estratégias e políticas de inovação em energia; e apresentar o EBP e o novo módulo de indicadores de patentes em energia da plataforma Inova-e para novas equipes e interlocutores ministeriais, assim como demais partes interessadas.

Haverá uma mesa redonda com os seguintes convidados: o secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Barral; a diretora da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agnes da Costa; a coordenadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fernanda de Negri; e a chefe da Divisão de Estudos e Projetos  do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Cristina d’Urso.

Além disso, ocorrerão dois debates: um sobre o fortalecimento de um sistema de inovação em energia visando acelerar uma transição energética nacional, e outro sobre qual é a contribuição de ferramentas que disponham de dados e informações para serem utilizadas por tomadores de decisão na construção de políticas públicas.

Sobre o EBP 2.0

O EBP 2.0 é uma iniciativa no âmbito do Diálogo entre o Programa Euroclima+ e o Brasil. Foi aprovada a Ação Priorizada 3 “Energy Big Push 2.0 - Impulsionando a inovação para a transição energética sustentável no Brasil”, executada pelo CGEE, em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e implementada pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e pela Cooperação Técnica Alemã (GIZ). O seu objetivo é promover mais e melhores investimentos em energia sustentável no Brasil, com foco em inovação, por meio do fornecimento de informação estratégica e conhecimento em ciência, tecnologia e inovação.

O projeto já produziu diversos estudos e em 2020 lançou uma plataforma online, denominada Inova-e, que dispõe de um painel de dados nacionais de inovação em energia. Acesse-a clicando aqui.

Informações sobre os projetos da iniciativa e os seus resultados estão disponíveis, neste link.  

Serviço

Webinar Grande Impulso Energia em 2023 - Como impulsionar a inovação para acelerar a transição energética inclusiva e sustentável?

Data: Sexta-feira, 10/03/2023

Horário: das 09h às 10h30 

Inscrições: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_RDvOo0QWTnqPAYF0GTmsaA