Notícias

Voltar

CGEE promoveu mais de 100 eventos em 2022

Popularização da Ciência

CGEE promoveu mais de 100 eventos em 2022

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, em 2022, 110 eventos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação. As atividades de disseminação dos resultados obtidos pelo CGEE, que aproximaram diversos públicos da produção científica nacional, foram realizadas em modelo presencial, on-line e/ou híbrido. 

Entre as dezenas de iniciativas desenvolvidas com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC) e outros parceiros, destaca-se a participação do Centro na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema "Ciência, independência e soberania nacional", evento de repercussão nacional. 

Na ocasião foram realizadas as seguintes atividades: Estande para promover o Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Octi), o Observatório de Bioeconomia (OBio) e o Observatório de Tecnologia Espaciais (OTE); o Lançamento da 52ª edição da revista Parcerias Estratégicas, na Universidade de Brasília (UnB), com transmissão para o Youtube do CGEE; e a palestra com o tema "Transformação digital no Brasil".

Outro evento de impacto nacional foi a participação na 19ª edição da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia, com o tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", que ocorreu de 29 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília. O CGEE trouxe o espaço "Galáxia da Ciência Brasileira", destinado ao público infanto-juvenil, que utilizou elementos lúdicos e atmosfera cinematográfica para popularizar nomes de pessoas, fatos e instituições brasileiras que contribuíram com o desenvolvimento de CT&I no país.

Entre outras produções do Centro, destacam-se o webinar de lançamento do 2º Boletim Anual do Octi; os dois webinars no âmbito do programa "Computadores para Inclusão", realizados em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), sobre "Desfazimento de Resíduo Eletroeletrônico" e "Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos: uma solução para a inclusão digital no Brasil"; o webinar "Hidrogênio Renovável: Produção Científica, Patentes e Projetos Comerciais"; e a 2ª edição da Certificação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).