Notícias

Voltar

CGEE publica resumo executivo sobre bioeconomia

Sustentabilidade

CGEE publica resumo executivo sobre bioeconomia

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) publicou o resumo executivo do projeto Oportunidades e desafios da Bioeconomia (ODBio) na América Latina. O documento é resultado de uma Mesa de Diálogo realizada no ano passado, que reuniu especialistas de diferentes países e organismos da região para o compartilhamento de informações e experiências no tema. 

O resumo executivo é o resultado das discussões fomentadas pelos especialistas convidados durante o diálogo. O objetivo é promover o compartilhamento de informações e experiências sobre as oportunidades e os desafios da bioeconomia na América Latina.

A realização do evento aconteceu no âmbito do projeto Oportunidades e Desafios da Bioeconomia (ODBio), desenvolvido pelo CGEE em conjunto com a Coordenação-Geral de Ciência para Bioeconomia (CGBE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa busca implementar uma estratégia nacional na área, apontando propostas de modelos de governança e a criação de um observatório temático. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

A Mesa de Diálogo aconteceu de forma remota e contou com apresentações de representantes de três países – Costa Rica, Uruguai e Brasil – e de especialistas de três instituições regionais – Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O encontro reuniu cerca de 120 participantes do Brasil e dos demais países latino-americanos.

A diretora do CGEE, Regina Silvério, diz que os países presentes no diálogo possuem sinergias que possibilitam ter vantagens competitivas olhando não apenas os mercados regionais, ou nacionais, mas também para mercados globais. “O MCTI e o CGEE entendem que podem compartilhar conhecimentos e desenvolver esforços colaborativos, pois a América Latina tem a oportunidade de desenvolver pesquisas e projetos em conjunto”, afirma. 

Para saber mais sobre a Mesa de Diálogo, confira o resumo executivo.