Notícias

Voltar

CGEE realiza 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional

CDR

CGEE realiza 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promoveu, durante a manhã de ontem (17), a 2ª Reunião Anual dos Centros de Desenvolvimento Regional (CDR). O encontro aconteceu em ambiente online e reuniu mais de 60 pessoas para a apresentação do trabalho realizado durante o ano nos seis CDRs atualmente implementados no país. 

O CDR é um projeto demandado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) ao CGEE e tem como objetivo articular as instituições de educação superior e CT&I na base do território para, em conjunto com os atores locais, definir estratégias e projetos inovadores para o desenvolvimento das respectivas regiões.

Na abertura do evento, a diretora do CGEE, Regina Silverio, destacou a importância do projeto, que une o conhecimento acumulado nas universidades e instituições de ensino às necessidades das diferentes regiões brasileiras. “Nós olhamos para o território e vemos quais são as possibilidades, fazendo com que o conhecimento seja disseminado”, afirmou. 

O assessor parlamentar do Senado Federal, Paulo Barone, ressaltou que o objetivo do evento é uma troca de conhecimentos, em que os representantes dos CDRs irão compartilhar as suas experiências piloto, com o objetivo de expandi-las para nível nacional. O titular da Secretaria de Educação Superior, Tomás Dias, lembrou que o momento foi oportuno para o MEC aprender com os representantes dos CDR, usando esse conhecimento para avançar de forma mais efetiva na implementação do projeto. 

Hoje, são seis os CDRs implementados no Brasil: nas regiões de Campina Grande, na Paraíba (PB); da Campanha, no Rio Grande do Sul (RS); no Sudoeste Paulista, em São Paulo (SP); na Região Metropolitana de Belém (PA); no Sul de Tocantins (TO); e no Distrito Federal (DF). No total, são 114 projetos em vigor nessas regiões, que contribuem para o desenvolvimento regional de maneira sustentável.

Os principais parceiros do projeto são as instituições de educação superior (IES);  instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICT); professores; pesquisadores; e estudantes, que, por meio da extensão, buscam soluções para os desafios regionais. O CDR articula e facilita projetos para o incentivo ao desenvolvimento regional, além de agregar valor aos produtos locais. 

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) destacou que o projeto tem tudo a ver com o que o país necessita. "Precisamos aproximar as universidades do mundo real. A ideia é colocar o CDR como uma política pública de estado, gerando emprego e renda para a população", afirmou. Para o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), esse é um dos projetos mais importantes do país. "O nosso conhecimento está nas universidades e essa integração comunitária com o desenvolvimento local e regional contribui para que o conhecimento se transforme em melhorias e empregos", destaca.