Notícias

Voltar

CGEE realiza ciclo de reuniões para debater prospecção de CT&I no setor de energia elétrica

Prospecção

CGEE realiza ciclo de reuniões para debater prospecção de CT&I no setor de energia elétrica

Equipe do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove reuniões de trabalho sobre cerca de 45 macrotemáticas do setor elétrico. As atividades, que acontecem até junho, integram o projeto "Prospecção Tecnológica em Energia Elétrica", realizado pelo Centro por demanda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa tem como objetivo construir roadmaps tecnológicos e estratégicos para a área.

Algumas das macrotemáticas em pauta são: hidroeletricidade, energia eólica e energia solar. Os temas ainda se subdividem. A coordenadora do projeto, Ceres Cavalcanti, explica como o processo de debates funciona.

“Cada macrotemática configura uma reunião de trabalho. Nas reuniões, serão debatidas as temáticas associadas a essa macrotemática, as rotas tecnológicas associadas a essas temáticas e a linhas temáticas associadas a cada uma dessas rotas. Além disso, também serão destacados obstáculos, desafios e a visão de futuro para cada uma das macrotemáticas”, afirma.

Os encontros se distribuirão entre cinco grandes grupos temáticos: geração, transmissão, distribuição, eficiência energética e economia de energia. Foram convidados para o debate especialistas da academia e de empresas, assim como representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) da Aneel e de alguns ministérios.

Nas reuniões, os convidados também farão levantamentos a respeito de centros que desenvolvem pesquisa nessas áreas, assim como países que vêm trabalhando nessas temáticas. Além disso, os eventos contarão com debate e percepção desses especialistas sobre alguns impactos que cada macrotemática gera.

O primeiro ciclo tem previsão para terminar no dia 6 de junho e é um dos subsídios para construir o relatório da primeira fase do projeto. O documento consiste em um diagnóstico de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no setor elétrico e tem previsão para ser apresentado em agosto.

No próximo semestre, a equipe trabalhará na segunda etapa do projeto: construção de futuro. Nesse período, serão realizados os roadmaps tecnológicos. Na sequência, tem início a terceira etapa, com a elaboração de uma agenda de CT&I para o setor e que deverá ser concluída no segundo semestre de 2017. 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.