Notícias

Voltar

CGEE realiza edição do Journal Club

Debates

CGEE realiza edição do Journal Club

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza, amanhã (23), na sua sede, em Brasília (DF), o Journal Club do mês. O debate será conduzido pelo colaborador Kleber Alcanfor. O artigo em discussão será “Tracking researchers and their outputs: new insights from Orcids”.

Esse trabalho avalia alguns resultados da iniciativa Orcid, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer um registro único para pesquisadores e autores de produção científica. Além disso, o projeto busca promover a integração e a interoperabilidade de informações científicas de stakeholders pertinentes.

“O enfoque da avaliação é abordar a capacidade de identificar autores acadêmicos em análises bibliométricas diante de uma crescente produção acadêmica de países onde os nomes semelhantes são muito frequentes, tais como China e Coréia do Sul”, destaca Alcanfor.

De acordo com ele, esse assunto possui forte relação com a missão do CGEE no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). “O tema ganha uma importância especial em razão da formalização recente da assinatura do Orcid, por parte de um consórcio entre agências de fomento, bases de dados acadêmicas e instituições de gestão da informação científica brasileiras”, completou, citando organizações como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.