Notícias

Voltar

CGEE realiza evento sobre gamificação no âmbito do Projeto CITinova

Gamificação

CGEE realiza evento sobre gamificação no âmbito do Projeto CITinova

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realiza, de 29 a 31 de maio, em Brasília (DF), o evento Gamificação. O encontro tem como objetivo promover a inserção das propostas desse conceito nas metodologias de atuação do Centro com seus parceiros e colaboradores. A programação do evento prevê uma atividade de aplicação dessa temática no projeto CITinova Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis. No âmbito dessa iniciativa, o Centro é responsável pelo Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. 

O projeto CITinova tem abrangência nacional e atividades específicas no Recife (PE) e Brasília (DF). Entre os objetivos principais, constam desenvolver e incentivar soluções tecnológicas inovadoras e planejamentos urbanos integrados para apoiar gestores públicos na promoção de cidades mais sustentáveis e redução de emissão de gases de efeito estufa no Brasil. 

Participam do encontro, além de membros do CGEE, representantes do Programa Cidades Sustentáveis de São Paulo (SP) e do Porto Digital de Recife (PE), organizações que também são parceiras do projeto. 

O primeiro dia terá como foco a discussão conceitual de gamificação, que consiste na aplicação de fundamentos dos jogos em atividades colaborativas e de engajamento entre pessoas com um objetivo em comum. A programação contará com a presença da consultora organizacional e criadora de jogos, Paula Falcão.

No segundo dia, haverá um workshop para a construção de uma proposta de jogo. Os participantes serão divididos em grupos e terão como base as necessidades do projeto CITinova. O Oics, inserido na iniciativa, visa a construção de uma plataforma online colaborativa para o compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas. Na atividade, os grupos deverão propor modelos embasados na gamificação.

Para um dos organizadores do evento e técnico do CGEE, Kleber Alcanfor, o conceito traz uma motivação nova para os envolvidos. “Há um engajamento e um resultado a ser alcançado, a partir do interesse das pessoas em cooperarem motivadas por um contexto de game”, afirma Alcanfor. 

O técnico lembra, ainda, da relevância do evento para o CGEE. “Para o Centro, é importante compreender esse tema. Estamos experimentando, aprendendo e nivelando esse conceito, construindo um piloto como exemplo para que possamos concebê-lo em outras aplicações”, destaca.