Notícias

Voltar

CGEE realiza fórum de especialistas sobre a importância dos polinizadores na produção global de alimentos

Polinizadores

CGEE realiza fórum de especialistas sobre a importância dos polinizadores na produção global de alimentos

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, no dia 15, um fórum de especialistas para discutir a importância dos polinizadores na produção global de alimentos. A reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições, de todo o Brasil, que lidam com o tema. A iniciativa faz parte da série de eventos preparatórios para a participação do CGEE na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 17 a 23 de outubro.

Nesta edição, o Centro abordará a temática “Ciência amiga das abelhas”. Durante o fórum, foram reunidas informações que integrarão um relatório técnico sobre o tema polinizadores. O documento servirá como subsídio para uma audiência pública no Congresso Nacional. Além disso, será produzido conteúdo sobre o tema em uma linguagem acessível para crianças e adolescentes.

Na ocasião, o presidente do CGEE, Mariano Laplane, destacou que o Centro tem participado da SNCT com a proposta de levar uma mensagem que chame a atenção e sensibilize para a importância da ciência e do conhecimento. “Além do seu potencial transformador na nossa realidade cotidiana”, afirmou.

Laplane citou dados da pesquisa “Percepção pública da Ciência e Tecnologia no Brasil”. De acordo com ele, a iniciativa apontou que existe uma demanda do brasileiro por receber mais informações da área. “Há uma intuição na sociedade de que o conhecimento pode ser a solução”, disse.

O presidente ressaltou que o tema polinizadores permite construir uma mensagem mais acessível à população. Além disso, o debate em torno dessa questão pode ser feito no mais alto nível de complexidade científica e empresarial. “Precisamos de vocês para construir essa mensagem. Ela vai ter eco”, afirmou Laplane aos participantes.

A professora Vera Fonseca, da Universidade de São Paulo, destacou que a população é mais fraca em locais com poucos polinizadores. Ela citou dados da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES, na sigla em inglês). “Os polinizadores afetam 75% das principais lavouras de alimento no mundo”, afirmou. 

 



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.