Notícias

Voltar

CGEE realiza Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

Cidades Sustentáveis

CGEE realiza Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

Representantes de diversos países estarão reunidos, nos dias 9 e 10 de julho, no Museu da República, em Brasília (DF), para trocar experiências sobre o tema “Soluções baseadas na natureza”. Eles participarão do “II International Seminar on Nature-based solutions: promoting urban nature for more resilient cities”. O evento é realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em parceria com a União Europeia, por meio do Programa Diálogos Setoriais, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Local Governments for Sustainability (Iclei). O encontro conta com o apoio do governo do Distrito Federal. 

As Soluções baseadas na Natureza (NbS, na sigla em inglês) são iniciativas que utilizam e empregam as propriedades dos ecossistemas e os serviços que esses fornecem, com base em formas e processos encontrados na natureza, sendo aplicados em infraestruturas verdes, azuis e componentes industriais (biomimética). As NbS promovem maior eficiência na utilização de recursos e resiliência às mudanças do clima.

Ao longo da programação, serão realizadas apresentações sobre temas como “A abordagem da União Europeia às NbS”. Os projetos em andamento em países do bloco serão alvo de um painel específico, com a exposição de diversos casesde sucesso. Outro debate abordará as lições aprendidas pelas cidades europeias no tema.  

As experiências apoiadas pelos Diálogos Setoriais, instrumento de cooperação entre a União Europeia e o Brasil, também serão apresentadas durante o seminário. Além disso, um painel abordará as iniciativas resultantes da participação social e mobilização da comunidade. Pelo Brasil, serão expostos os projetos em curso nas cidades de Brasília (DF), Recife (PE) e São Paulo (SP), entre outros. 

Projeto GEF 

O seminário é realizado dentro do Projeto Global Environmental Facility (GEF) para Cidades Sustentáveis. A iniciativa é financiada pelo GEF e desenvolvida, no Brasil, pelo CGEE, em parceria com o MCTIC, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e o Programa Cidades Sustentáveis da Rede Nossa São Paulo. No âmbito dessa iniciativa, o CGEE é responsável, em parceria com o MCTIC, pela criação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. 

O coordenador do projeto GEF para Cidades Sustentáveis pelo CGEE, Cristiano Cagnin, destaca que a ideia é aproveitar o seminário para debater o tema Soluções baseadas na Natureza para os desafios que estão sendo mapeados pelo observatório. Além disso, será discutida a criação de um conselho consultivo para o projeto. “Eles darão uma contribuição mais permanente para o observatório, fazendo uma análise crítica daquilo que estamos construindo no projeto e sobre o seu encaixe em iniciativas brasileiras”, afirma. 

A programação completa do seminário pode ser acessada neste link

Serviço

Seminário Internacional sobre Soluções baseadas na Natureza

Data: 9 e 10 de julho 

De: 09 às 18h30

Local: Museu da República – Brasília (DF)  

Contato 

Bianca Torreão 

Assessora de Comunicação – CGEE 

(61) 3424-9667



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.