Notícias

Voltar

CGEE realiza webinar para apresentar a Estratégia Nacional de Inovação

Inovação

CGEE realiza webinar para apresentar a Estratégia Nacional de Inovação

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoveu, ontem (02), um webinar sobre a Estratégia Nacional de Inovação (ENI). Durante o evento, foram apresentados a estratégia, a sua governança e os seus próximos passos, assim como foi dado destaque a algumas das principais ações dos planos temáticos que a compõem.

A estratégia, lançada no dia 23 de julho, é mais um passo no processo de redesenho da governança das políticas de inovação no Brasil, que começou com a Política Nacional de Inovação (PNI), publicada por meio do Decreto 10.534/2020. A governança da PNI e ENI apresenta um avanço na estrutura de políticas de ciência e tecnologia no Brasil. Ela é composta por 11 ministérios, chefiados pela Casa Civil, além de entidades privadas, academia e sociedade civil. 

O CGEE participou da formulação da Estratégia Nacional de Inovação, levando uma série de subsídios técnicos, com base em evidências, sobre a inovação no país. Além disso, o projeto inaugurou um novo processo no Centro, que foi a participação ativa na elaboração de políticas públicas. O diretor-presidente da instituição, Marcio Miranda, abordou o tema explicando a importância da iniciativa para o ecossistema de CT&I. “A estratégia é um legado da administração em um tema importante para o futuro que está organizado e estruturado no país'', afirmou.

Na abertura do webinar, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, explicou que a iniciativa foi realizada a partir de ações interativas, com oficinas de trabalho e consulta pública. "Essa é uma estratégia que tem um diferencial pela sua forma de construção, principalmente pelos compromissos assumidos por diversos atores", disse.

No debate sobre o que é esperado da estratégia, o presidente da Câmara de Inovação e assessor especial da Casa Civil, Eduardo Néris, argumentou que é previsto que a política de inovação se traduza em ações concretas. “Uma política pública mais efetiva que alcança o cidadão na ponta é o objetivo maior da estratégia”, analisou. 

O diretor de Empreendedorismo Inovador do MCTI, Marcos Pinto, apresentou a iniciativa. Ele ressaltou que o estado, a academia e o setor privado são atores que devem andar juntos para que a inovação seja colocada em prática. O diretor explicou, ainda, que a Política Nacional de Inovação é coordenada por seis eixos de trabalho que estabelecem princípios, objetivos e diretrizes. "Nós precisamos de uma estrutura de base de tecnologias estratégicas para estimular a inovação no país”, destacou. 

Já o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Tomás Dias Sant´Ana, abordou as ações prioritárias da estratégia para a educação. "O nosso objetivo é alinhar os sistemas educacionais para a inovação", afirmou. O subsecretário de Inovação e Transformação Digital Substituto do Ministério da Economia, Maycon Stalehin, por sua vez, destacou os três

 pilares de ações para a estratégia. "A nossa atuação é a união de esforços e coordenação de iniciativas para maior impacto das políticas de inovação," ressaltou. 


Para assistir o webinar na íntegra, acesse este link.