Notícias

Voltar

CGEE recebe vice-diretora de Centro de Foresight japonês

Foresight

CGEE recebe vice-diretora de Centro de Foresight japonês

Para analisar políticas públicas de inovação de longo prazo, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove evento de apresentação do Centro de Foresight do Instituto de Políticas de Ciência e Tecnologia do Japão (Nistep) na manhã deste sábado (30), em Brasília (DF). A exposição será realizada pela vice-diretora da instituição, Kuniko Urashima.

A apresentação será seguida de debate sobre políticas públicas de inovação, incluindo questões como a definição de uma visão coletiva de futuro e a construção compartilhada de comprometimento através dos papéis que cada ator do sistema pode desempenhar, além da importância da antecipação e do monitoramento de tendências e sinais fracos nesse contexto.

O Japão vem implementando estudos e consultas de foresight em âmbito nacional para dar subsídios à suas políticas de CT&I desde o início dos anos 70 e o Nistep é um ator global reconhecido no tema. Uma variedade de métodos é utilizada olhando para o futuro que a sociedade japonesa almeja ser e os papeis da CT&I para moldar tais futuros.

"O objetivo com esse aprendizado mútuo é identificar potenciais áreas de colaboração entre o CGEE e o Nistep, bem como métodos e ferramentas utilizados na construção de visões coletivas e na identificação de tendências e de sinais fracos, e de como esses elementos são usados para dar subsídios à políticas de CT&I", afirma o assessor técnico do CGEE Cristiano Cagnin.

Urashima é conhecida pela investigação e definição dos grandes desafios sociais e das tendências globais e nacionais que deverão moldar as políticas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) de longo prazo do Japão, com foco em aspectos como energia, mudança climática, meio ambiente, saúde e transformações demográficas.

 

Serviço

Apresentação do Centro de Foresight do Instituto de Políticas de Ciência e Tecnologia do Japão

Data: 30 de julho

Horário: das 10h às 13h

Local: Sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, em Brasília



Sem comentários ainda. Please sign in to comment.